Processo criativo e atuação em telepresença na formação de professores de teatro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Lúcio França-
Autor(es): dc.creatorAyres, Amanda Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13999-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619144-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO estudo apresentado teve por objetivo o desenvolvimento e a análise de práticas artísticas realizadas através da mediação tecnológica com enfoque na utilização da telepresença. A pesquisa contemplou três experimentos didático-pedagógicos desenvolvidos com professores de teatro em formação. Os processos viabilizaram três propostas práticas diferenciadas com o uso da telepresença que, entre outros aspectos, permitiram em seu contexto amplo a interação entre atores em qualidades de presença diferenciadas (presentes fisicamente e telepresentes), a recepção de diferentes espectadores (presentes fisicamente e internautas) e a ampliação espacial das obras de modo a considerar a relação entre humanos e máquinas em processos composicionais interconectados. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to analyze the development and artistic practices implemented via technological mediation with a focus in telepresence. The research included three didactic-pedagogical experiments developed with theater teachers while in the process of teacher education. These processes made possible the development of three practices using telepresence which allowed the interaction among actors in the modality of physical presence and telepresence. These practices amplified the notion of space allowing to consider the relation humans and machines in creative and interconnected processes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de representação teatral-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleProcesso criativo e atuação em telepresença na formação de professores de teatro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.