O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro : uma proposição de educação antirracista

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Autor(es): dc.creatorSilva, Cátia Candido da-
Autor(es): dc.creatorFabrícia Teixeira, Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/619090-
Descrição: dc.descriptionOs debates acerca do racismo estrutural presente no nosso país têm eclodido em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Após décadas de mobilizações e conquistas de pequenos avanços relacionados ao combate ao racismo, vemos tomar forma no Brasil uma agenda regressiva, elaborada a partir de uma retórica falaciosa da democracia racial. Na esteira dessas discussões encontra-se a escola que tem se tornado, gradativamente, uma arena onde as disputas ideológicas relacionadas às relações raciais ganham impulso. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como as vivências culturais e religiosas de um professor de origem iorubá em uma comunidade de terreiro influenciam na sua constituição de si e podem contribuir para a proposição de uma educação antirracista. Adotamos como perspectiva teórica a Psicologia Cultural e os pressupostos da Pedagogia de Terreiro. Com base na metodologia qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia. Os resultados demonstraram que o conhecimento e a vivência de valores e significados culturais afro-referenciados podem interferir na constituição de si dos sujeitos e contribuir para a proposição de uma educação mais democrática e antirracista. Ademais, a pesquisa indicou, ainda, que independentemente das vivências culturais e religiosas pelas quais tenham passado, é imprescindível que os professores busquem apropriar-se dos conhecimentos relacionados à história da África e à cultura afro-brasileira visando à superação de práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e garantindo a liberdade de ser de cada pessoa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 21 jun. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de Terreiro-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia cultural-
Título: dc.titleO professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro : uma proposição de educação antirracista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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