Um olhar sobre o Projeto Rondon e a dimensão ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastro, Vanessa Maria de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Daline Vinhal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2009-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618952-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO Projeto Rondon é uma ação, coordenada pelo governo federal e realizada por universitários, em regiões selecionadas em função dos seus indicadores de baixa condição socioeconômica. A primeira edição do Projeto Rondon teve uma duração de 22 anos, de 1967 a 1989, cenário de um período marcante da história brasileira no qual predominou a ditadura militar. Na Nova República o Projeto Rondon foi encerrado. Somente em 2005 foi retomado, a pedido da União Nacional dos Estudantes (UNE) ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. O objetivo geral da dissertação foi analisar a dinâmica do Projeto Rondon nas suas duas edições focalizando principalmente a temática do desenvolvimento sustentável, na dimensão ambiental. As perguntas que nortearam este trabalho foram: quais são as similitudes e divergências das duas edições e qual o papel do desenvolvimento sustentável e da dimensão ambiental no Projeto Rondon? Para responder a essas perguntas, utilizou-se dos instrumentos metodológicos qualitativos e quantitativos, a partir de dados secundários, por meio de um levantamento bibliográfico de documentos oficiais, científicos e meios de comunicação; bem como de dados primários, por meio da realização de entrevista semi-estruturada e grupo focal. As duas edições do Projeto Rondon apresentam semelhanças em suas características principais, ao proporcionar uma experiência marcante na formação dos universitários. A reedição do Projeto Rondon, entretanto, apresenta-se tímida no cenário atual, de acordo com o baixo número de estudantes envolvidos bem como com a reedição de um só formato, as operações nacionais. Apesar do enfoque de desenvolvimento sustentável estar expresso na segunda edição, na práxis da primeira edição já era trabalhado o diálogo entre os saberes, fundamento epistemológico do desenvolvimento sustentável. Em relação ao cuidado ambiental observa-se que ele é assimilado de forma lenta. Restringia-se a campanhas de preservação no final da primeira edição do Projeto Rondon e, atualmente é englobado pelo enfoque de desenvolvimento sustentável. No estudo de caso da reedição do Projeto Rondon na UnB, envolvendo alguns professores e alunos, a abordagem ambiental é incipiente, porém positiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe Rondon Project is an action, coordinated by the Federal Government and accomplished by university students, in areas selected for their low socioeconomic condition. Rondon Project's first edition lasted 22 years, from 1967 to 1989, and it was the scenery of an outstanding period of the Brazilian history in which the military dictatorship prevailed. In the New Republic the Rondon Project was contained. Only in 2005 it was retaken, upon the request of the National Union of the Students (UNE) to the president Luís Inácio Lula Silva. The general objective of the essay was to analyze Rondon Project in its two editions focusing mainly the theme of sustainable development, especially the environmental dimension. Some questions have been the guide of this work, such as: which are the similarities and divergences of the two editions and what is the role of the sustainable development and of the environmental dimension in the Rondon Project? To answer these questions and to reach the considered purpose, it was made use of the qualitative and quantitative methodological instruments, from secondary data, through bibliographical survey of official, scientific documents and communication means; as well as of primary data, through the accomplishment of semi-structured interview and focal group. Rondon Project's two editions present similarities in their main characteristics, when providing an exceptional experience in the formation of university students. Rondon Project's new edition, however, comes shy in the current scenery, according to the low number of involved students as well as with the re-edition of only one format, the national operations. In spite of the focus of sustainable development being expressed in this edition, in the praxis of the first edition it was already worked out the dialogue among the knowledge, the epistemological base of the sustainable development. In relation to the environmental care it is observed that it is assimilated in a slow way. It was limited to preservation campaigns in the end of Rondon Project's first edition and, now it is included by the focus of sustainable development. In the Rondon Project's new edition case study, involving some teachers and students, the environmental approach is incipient, however positive.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Rondon-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleUm olhar sobre o Projeto Rondon e a dimensão ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:UNB

Não existem arquivos associados a este item.