A casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo : estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaibub, Juliana Rochet Wirth-
Autor(es): dc.creatorSantana, Elina Daiane Zavasque Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618902-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo caracterizar, a partir das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras de quatro Casas de Farinha do Distrito Janarí/Goianésia do Pará, os elementos materiais e simbólicos que compõem as relações e o processo de “saber-fazer” da farinhada, a fim de identificar as características e singularidades dos territórios casas de farinha, concebidos neste trabalho como territórios de aprendizagem. O estudo buscou analisar dados extraídos da pesquisa de campo realizada com moradores(as) das comunidades pesquisadas no Distrito Janarí, em diálogo com o levantamento bibliográfico, que deu suporte aos questionamentos desenvolvidos no decorrer do estudo. Tomou-se com base obras que tratam sobre Território, Lugar, Práticas Pedagógicas, e manuais de casa de farinha da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.-
Descrição: dc.descriptionSecretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation has as an objective to distinguish the material and symbolic elements that compose the relations and the process of knowing-doing of cassava-flour (farinhada), according to the narratives of the Flour Houses workers in the District of Janarí/Goianésia do Pará – Brazil. The study aims to identify if there are singularities in the territories of flour houses, highlighting the places that constitute the territories. The empirical research was performed with residents of the Distrito Janarí, supported by bibliographic research that discuss the concepts of Territory, Place, Pedagogical Practices, and handbooks for flour houses by the EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCasa de farinha-
Palavras-chave: dc.subjectFarinhada-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização do conhecimento-
Título: dc.titleA casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo : estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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