Poesia popular em sala de aula : o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortone, Márcia Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorMelo, Rosária Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8713-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618858-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Português e Línguas Clássicas, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa a mostrar que é possível construir práticas de letramento a partir da leitura de poemas populares. A primeira seção abrange a perspectiva histórica, apresentando os elementos de formação da literatura popular brasileira e como esta contribui para as práticas de leitura em comunidades sertanejas. Além disso, realizar-se-á uma análise de poemas considerando-se a variação linguística como parte da pluralidade cultural brasileira, buscando-se uma reflexão acerca da linguagem utilizada pelos poetas e suas semelhanças com a fala de pessoas escolarizadas. Apresentar-se-á também a interpretação de poemas de Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. A análise levará em conta a perspectiva da interdisciplinaridade e dos temas transversais, estimulando-se uma leitura que valorize o contexto sócio-histórico em que os poemas foram produzidos. A última parte destina-se à apresentação do projeto de leitura que busca inserir a poesia popular em turmas de 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental de maneira a incorporar os letramentos múltiplos, valorizando-se a pluralidade cultural e estimulando uma leitura global do texto. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work intends to show that is possible to construct literacy practice as from popular poems. The first section comprehends, the historical perspective, presenting the training elements of Brazilian popular literature and how this contributes to the reading practice in Sertaneja Communities. In addition it will conduct an analysis of poems by considering the language variation as part of the Brazilian cultural plurality, seeking is a reflection on the language used by poets and their similarities with the speech of formal educated people. Will be present too the interpretation of poems by Leandro Gomes de Barros, Catulo da Paixão Cearense e Patativa do Assaré. The analysis takes into account the perspective of interdisciplinary and cross-cutting themes, encouraging a reading that enhances the sociohistorical context in which the poems were produced. The last part is for the presentation of a reading project that seeks to enter the popular poetry in the 3th and 4th.cycles of basic education in order to incorporate multiple literacies, valuing cultural diversity and fostering an overall reading of the text.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Título: dc.titlePoesia popular em sala de aula : o letramento sob uma perspectiva interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:UNB

Não existem arquivos associados a este item.