O gênero textual na EJA : configuração contextual e estrutura potencial de gênero

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edna Cristina Muniz da-
Autor(es): dc.creatorRocha, Sônia Margarida Ribeiro Guedes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:54:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:54:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8858-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618811-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada com as quatro turmas do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de (i) mapear os gêneros textuais estudados em aulas de Língua Portuguesa, (ii) definir as Configurações Contextuais (CC) e as Estruturas Potenciais de Gênero (EPG), (iii) estabelecer as estruturas esquemáticas das EPGs de cada texto trabalhado nesse segmento da educação, durante três meses de aula e (iv) discutir, a partir da abordagem de gênero textual da sistêmico-funcional, as implicações dessa teoria para o trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula. Para o mapeamento (inventário) dos gêneros baseio-me no conceito de agrupamento de gêneros proposto por Schneuwly & Dolz(2004). A partir do conceito de Halliday & Hasan (1989); Halliday (1992); Eggins & Martin (2000) defino as CCs e EPGs dos gêneros e adotando a simbologia proposta por Hasan (1989) e Eggins (1994) procedo à esquematização das EPGs de cada um dos textos inventariados. Em seguida, discuto, a partir do arcabouço teórico e metodológico da Linguística Sistêmico Funcional, as implicações pedagógicas da noção de gêneros textuais para o ensino da Língua Portuguesa. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper is the result of a research made with Second segment classes of Education of Young adults and Adults with the following objectives: (i) mapping textual genres studied in Portuguese classes, (ii) defining Contextual Configurations (CC) and the Generic Structures Potential (GSP), (iii) establishing schematic structures of the GSPs of each text worked on this educational segment during three months of classes and (iv) discussing , from a systemic functional approach, the implications of such theory to Portuguese teaching in classrooms. The genre mapping was based on the genre grouping criteria proposed by Schneuwly & Dolz(2004). Using the concepts of Halliday & Hasan (1989); Halliday (1992); Eggins & Martin (2000), the genre CCs and PGSs are defined and adopting the symbology proposed by Hasan (1989) and Eggins (1994) the GSP scheming of each of the texts inventoried is made. Following these discussions, I propose, from a systemic functional theoretical and methodological approach, the discussion of the pedagogical implications of textual genre knowledge to Portuguese teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso narrativo-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Título: dc.titleO gênero textual na EJA : configuração contextual e estrutura potencial de gênero-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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