Construção, instrumentação e identificação e um duto acústico para aplicação de controle ativo de ruído

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantana, Matheus-
Autor(es): dc.creatorSousa, Daniel-
Autor(es): dc.creatorLopes, Renato Vilela-
Autor(es): dc.creatorNunes, Maria-
Autor(es): dc.creatorMurilo, Andrés-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:53:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:53:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618740-
Descrição: dc.descriptionA poluição sonora é considerada atualmente um segmento de significativa importância na pesquisa científica mundial uma vez que ela causa influência direta sobre o meio ambiente e sobre a qualidade de vida dos seres humanos. Neste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma experimental de baixo custo que será utilizada para estudo futuro da aplicação de Controle Ativo de Ruído (CAR) em dutos acústicos. A ideia principal é que esta bancada permita a implementação e avaliação de diferentes algoritmos de controle, verificando o desempenho e características de cada um deles no que diz respeito ao nível de atenuação alcançado na saída do sistema. Além disso, a bancada deve permitir o estudo de diversos temas específicos, tais como análise modal, identificação de sistemas, isolamento acústico entre outros. A utilização desta para fins didáticos é também uma meta do trabalho. Para isso, este artigo irá detalhar diversos aspectos que envolvem a implementação desse sistema, tais como: construção da estrutura física, instrumentação e aquisição de dados. Além disso, é abordado o problema de identificação do modelo matemático que descreve o comportamento dinâmico do sistema. Os resultados experimentais que comprovam o perfeito funcionamento do sistema desenvolvido são apresentados.-
Descrição: dc.descriptionSound pollution is currently considered a segment of significant importance on world scientific research once it causes direct influence on the environment and on the human quality of life. In this context, this paper has the objective to present the development of low cost experimental platform that will be used for future study of Active Noise Control (ANC) application in acoustic ducts. This platform should allow the implementation and evaluation of different control algorithms, verifying the performance and features of each one of them considering the attenuation level reached on output system. Furthermore, the platform must allow the study of many specific topics, such as modal analysis, system identification, acoustic isolation and others. The use of this device for didactic purposes is an objective of this work to. In this context, this paper will detail several aspects of this system implementation, like the physical construction of the structure, instrumentation and data acquisition. Moreover, the problem of identifying the mathematical model is addressed. The experimental results presented in this document prove the perfect functioning of the developed system are presented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo Professor Renato Vilela Lopes, em 22 de outubro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra.-
Palavras-chave: dc.subjectControle de ruído-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição sonora-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia acústica-
Título: dc.titleConstrução, instrumentação e identificação e um duto acústico para aplicação de controle ativo de ruído-
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