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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bortoni-Ricardo, Stella Maris | - |
Autor(es): dc.creator | Gondim, Márcia Regina Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:52:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:52:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618349 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência fonológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências oral e escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetizar - letrando | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - fonética | - |
Título: dc.title | Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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