Práticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoni-Ricardo, Stella Maris-
Autor(es): dc.creatorGondim, Márcia Regina Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:52:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:52:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618349-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de perspectiva qualitativa e de abordagem etnográfica buscou analisar algumas práticas de letramento e sua relação com o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças em classes de alfabetização. Procurou, também, compreender o trabalho de mediação e a transição da língua oral para a língua escrita, bem como o espaço da sala de aula como ambiente letrador, onde possam ser desenvolvidas as habilidades de leitura e da escrita. A pesquisa foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, em uma classe de alfabetização de crianças que fazem parte do projeto BIA - Bloco Inicial de Alfabetização. Essa sala de aula constituiu-se de alunos pertencentes a classes populares. A metodologia utilizada permitiu uma participação colaborativa. Os resultados apresentados sinalizaram para a constatação da relação entre consciência fonológica e construção da leitura e da escrita, na prática de alfabetizar letrando. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this M.A. thesis was threefold: to analyze some literacy practices as related to the development of children’s phonological awareness, from an ethnographic, qualitative perspective; to understand teachers’ action to implement the process of transition from the oral to the written language and to describe the classroom setting as a literacy space. Field work was carried out in a literacy classroom of a public school in the Federal District, Brazil. These children, drawn from working classes, are enrolled in the three-year literacy project - BIA “Bloco Inicial de Alfabetização” ). Results point to a strong relation between the development of the phonological awareness and the acquisition of writing and reading abilities by the children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de letramento-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências oral e escrita-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizar - letrando-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - fonética-
Título: dc.titlePráticas de letramento em classes de alfabetização de crianças e desenvolvimento da consciência fonológica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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