Cibercultura e arte "in vitro"

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Autor(es): dc.contributorAraújo, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorBezerra, Jorge Luiz Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:52:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:52:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618085-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007.-
Descrição: dc.descriptionAs novas tecnologias digitais oriundas da Informática e Cibernética, juntamente com o desenvolvimento no âmbito das ciências biológicas (engenharia genética, biotecnologia, por exemplo) infiltram-se cada vez mais no tecido social configurando o mais recente horizonte do que se vem atualmente convencionando chamar de “cibercultura” e de seus produtos, o ciberespaço, as comunidades virtuais, a realidade virtual e sua simulação em tempo real, a imagem sintética, ciberarte e poesia digital, hipertextual, etc. De acordo com Pierre Lévy, filósofo da informação e das tecnologias comunicacionais, a “virtualização” se apresenta como conceito central que poderia explicar o conjunto das atuais transformações em âmbito de uma ciber-sócio-cultura tecnológica (em prosseguimento a um processo de evolução da espécie humana em resposta a um fenômeno por ele designado de “antropogênese por virtualização”). Com o auxílio de autores como Jean Baudrillard, Eduardo Subirats, Walter Benjamin, Paul Virílio, este trabalho acadêmico busca discutir o alcance e a pertinência da aplicabilidade dos conceitos do virtual e da virtualização como agentes de uma “inteligência coletiva” e do “universal sem totalidade” na condição de principais produtos da tecnociência que se desenvolve contemporaneamente, descritos e argumentados pelo filósofo do neo-iluminismo em questão, a fim de que se discuta seu entendimento da arte enquanto “virtualização da virtualização”. A segunda parte deste trabalho trata da Poesia Visual, desse gênero de poesia experimental, intersemiótica, nascida do vanguardismo poético concretista, do poema processo, semiótico, etc, dos efeitos e alterações em seu modo de produção e em seu potencial expressivo proporcionados pelas novas tecnologias digitais. De uma poesia que, acompanhando o ritmo frenético do surgimento de tecnologias midiáticas, desprende-se da bidimensionalidade da página e se “desterritorializa” pelas redes e dispositivos hipertextuaiss do ciberespaço (de supermercados,também). Recorre para tanto à teorização de autores como Philadelpho Menezes, Jorge Luiz Antônio e Antônio Miranda, dentre outros. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work explores the emerging field of cyberculture in its relatioship with art and technology, computer-mediated telecomunication such as the internet and the World Wide Web (cyberspace, virtual communities, virtual reality, visual, digital poetry and so on). In order to achieve his purpose, diveded in two parts, its discusses some concepts, specifically virtual and virtuality as “part” of reality, cyberspace as a methaphorical space of computer systems and networks. It focuses on the work of Pierre Lévy (among others like Jean Baudrillard, Eduardo Subirats, Walter Benjamin and Paul Virilio) a world-leadind thinker on “colletive intelligence” and cyberculture; on the development on information and digital networks, hipertextual communication. This work develops the concept of “digital virtualization” as an alternative one to Pierre Lévy’ theorie that speculate the art in his technological context is a “vitualization of virtualization”. As an interdisciplinary work, the second part of it, focused on Philadelpho Menezes’ works and papers, discusses the visual poetry in order to study the phenomena of transition into the digital and “virtual” technological language. The new digital technologies has provided the contemporary experimental poetry with a new potential source of expressive instruments such us three-dimensional appearance and hipertextual links.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia visual-
Palavras-chave: dc.subjectComputadores e civilização-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e sociedade-
Palavras-chave: dc.subjectCibercultura-
Título: dc.titleCibercultura e arte "in vitro"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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