Uma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGauche, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Zaira Zangrando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/618028-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho desenvolvido consiste em uma pesquisa-ação de caráter qualitativo no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de 0Ciências (PPGEC/UnB), envolvendo alunos do 2 ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. Procuramos conhecer e discutir as concepções apresentadas por alguns alunos acerca de conceitos envolvidos no conteúdo equilíbrio químico, buscando examinar os principais obstáculos envolvidos nesse tema e, a partir dessas informações, desenvolver uma proposta de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como estratégia de ensino e aprendizagem. Em uma proposta de participação colaborativa foram elaboradas e executadas uma sequência de atividades desenvolvidas na plataforma MOODLE para acompanhamento das atividades e dificuldades. O suporte teórico das discussões baseou-se em vasta literatura sobre o ensino de Química e equilíbrio químico, novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e AVA. Conversaram entre si, entre outros autores, Quílez-Pardo, Machado e Aragão, Canzian e Maximiano, quando se abordou o ensino de equilíbrio químico; Moran, Masetto e Behrens, Pierre Lévy, Gomez, quando abordado o mundo digital e as novas ferramentas tecnológicas. A coleta de dados deu-se no AVA por meio de enquete disponibilizada no MOODLE e para encerramento de coleta de informações e maior abrangência da investigação, optamos por realizar um Grupo de Discussão. A presente pesquisa teve por finalidade propor um AVA que possa contribuir com a compreensão de conceitos acerca de equilíbrio químico, indicando a potencialidade dessa ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe work consists of a qualitative action research under the Professional Master's Program on Post-Graduation in Science Teaching (PPGEC/UNB). The research ndinvolves 2 grade High School students from a public school in the Federal District. We seek to understand and discuss the ideas presented by some students about the concepts involved in the content: Chemical equilibrium. We tried to examine the main obstacles involved in the teaching of this subject and, from that stand point, develop a proposal of virtual learning environment (VLE) in terms of teaching strategy and learning development. With a proposal centered on collaborative participation we developed and implemented a series of activities on the platform MOODLE for monitoring the activities and difficulties presented by the students. The theoretical basis for the discussions was the extensive literature on the teaching of chemistry and chemical balance, as well as new information and communication technologies (NICT) and VLE. Some of the authors used were: Quílez-Pardo, Machado and Aragão, Canzian and Maximiano, in the area of chemical equilibrium. In matters related to the digital world and new technological tools, we used Moran, Masetto and Behrens, Pierre Lévy, Gomez. Data collection took place in VLE by a poll available in MOODLE. For data gathering and more comprehensive research, we chose to use Discussion Groups. This study aimed to propose a VLE that may contribute to the understanding of concepts on the subject of Chemical Balance, indicating the potential of this tool in the process of teaching and learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual na educação-
Título: dc.titleUma proposta de ambiente virtual de aprendizagem no ensino de conceitos relacionados a equilíbrio químico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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