Brincadeiras e histórias na educação infantil : ações pedagógicas integradas e interdisciplinares no programa “Educação com Movimento” do Distrito Federal

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Autor(es): dc.contributorWiggers, Ingrid Dittrich-
Autor(es): dc.creatorLino, Renata de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39036-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617995-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, 2020.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se constitui em relatório de pesquisa, elaborado em formato de dissertação e que integra os estudos do Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF), programa de pós-graduação stricto sensu sediado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente) e com polo na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB). O estudo tematizou o programa Educação com Movimento (PECM), iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que tem procurado inserir nas escolas de crianças pequenas – Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental – o trabalho pedagógico de professores de educação física por meio de um esforço interdisciplinar configurado por sua integração ao trabalho coletivo junto ao professor de atividades da rede pública. Defende-se que o trabalho integrado e interdisciplinar trata-se de uma política que visa qualificar a educação pública do Distrito Federal. Assim, o estudo procurou analisar uma experiência na escola construída à luz das orientações pedagógicas do PECM na Educação Infantil, com ênfase nas ações integradas e interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi orientada por uma abordagem qualitativa de acordo com os princípios da pesquisa pedagógica. Os dados foram produzidos a partir de três instrumentos: a) ―questionário‖, tendo em vista a necessidade de contextualizar e traçar um diagnóstico dos professores da escola envolvidos com o PECM; b) ―grupo de formação‖, constituído por diário de campo, relatos escritos, gravação de relatos orais e imagens, o que resultou em descrições consubstanciadas das experiências coletivas dos professores no âmbito dos estudos, dos planejamentos e das ações pedagógicas no interior do PECM, c) ―observações diretas‖, ocorridas durante o acompanhamento da regência de professores em ações pedagógicas com as crianças. Os resultados se desdobram em três categorias orientadoras dos dados produzidos em articulação à literatura referenciada da Educação Física e da Educação: a) a ―formação de professores‖, condição sine qua non para o desenvolvimento do PECM, deve ser construída por meio de trabalho coletivo e que parte inicialmente em considerar o acervo de saberes que os professores já possuem em face as suas experiências na escola. Observa-se que é necessária a qualificação do espaço/tempo de formação continuada dos professores, sobretudo quanto às perspectivas e princípios pedagógicos que destaquem a interdisciplinaridade, a contextualização e a integração; b) a ―interdisciplinaridade por meio de metodologia de projetos‖ é reveladora do potencial pedagógico da inserção do professor de educação física na Educação Infantil, condicionado a um projeto genuinamente elaborado de forma coletiva e interdisciplinar, equalizando os compromissos pedagógicos – por meio do planejamento – com um tema gerador e permitindo tanto à educação física quanto ao professor de atividades explorar conhecimentos específicos de suas áreas; c) a ―literatura infantil como recurso para a interdisciplinaridade‖ é a expressão do trabalho coletivo produzido durante a pesquisa no processo de planejamento do trabalho pedagógico. Portanto, é resultado de processo criativo dos professores envolvidos no estudo, sobretudo na associação do PECM com outro projeto em vigor na SEEDF, a chamada ―Plenarinha‖. A literatura infantil contribuiu para a dimensão interdisciplinar das ações verificadas durante esta experiência, sobretudo por sua expressão de educação estética mais sensível ao contexto de crianças pequenas, embora esta não seja a única possibilidade de trabalho interdisciplinar possível no desenvolvimento do PECM. Espera-se que o estudo seja uma contribuição frente às primeiras experiências pedagógicas do PECM no âmbito da Educação Infantil, etapa da educação básica na qual a educação física é uma área ainda emergente na escola pública.-
Descrição: dc.descriptionThis study consists of a research report, prepared in a thesis format and which integrates the studies of the Professional Master’s Degree in Network School Physical Education (PROEF), a graduate program stricto sensu based at the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente) and with a hub at the School of Physical Education of Universidade de Brasília (FEF/UnB). The study addressed the Education with Movement Program (PECM), an initiative of the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF) that has sought to insert into the schools of young children — early years of elementary school — the pedagogical work of physical education teachers through an interdisciplinary effort shaped by their integration into collective work with the teacher of public network activities. We argue that integrated and interdisciplinary work is a policy that aims to qualify public education in the Federal District. Thus, the study analyzed an experience in the school constructed in the light of the pedagogical orientations of PECM in early childhood education, with emphasis on integrated and interdisciplinary activities. From the methodological point of view, the research was guided by a qualitative approach according to the principles of pedagogical research. Data were produced from three instruments: a) ―questionnaire,‖ aiming at the need to contextualize and trace a diagnosis of the school teachers involved with PECM; b) ―training group,‖ consisting of field diary, written reports, recording of oral reports and images, which resulted in consubstantiated descriptions of the collective experiences of teachers in the context of studies, planning and actions within PECM, c) ―direct observations,‖ which occurred during the follow-up of teachers’ conducting in pedagogical activities with children. The results unfold into three guiding categories of the data produced with the literature referenced in Physical Education and Education: a) ―teacher training,‖ a condition sine qua non for the development of PECM, should be developed through a collective work that initially starts to consider the collection of knowledge that teachers already have in view of their experiences in school. We observed that it is necessary to qualify the space/time of continuing training for teachers, especially regarding the perspectives and pedagogical principles that highlight interdisciplinarity, contextualization and integration; b) the ―interdisciplinarity through project methodology‖ reveals the pedagogical potential of the insertion of the physical education teacher in early childhood education, conditioned on a project genuinely elaborated in a collective and interdisciplinary way, equalizing pedagogical commitments — through planning — with a generating theme and allowing both physical education and the teacher of activities to explore specific knowledge of their areas; c) the ―children’s literature as a resource for interdisciplinarity‖ is the expression of the collective work produced during the research in the process of planning pedagogical work. Therefore, it is the result of the creative process of the teachers involved in the study, especially in the association of PECM with another project in force at SEEDF, the so-called Plenarinha. Children’s literature has contributed to the interdisciplinary dimension of the activities verified during this experience, especially for its expression of aesthetic education more sensitive to the context of young children, although this is not the only possibility of interdisciplinary work in the development of PECM. The study is expected to contribute to the first pedagogical experiences of PECM in the field of early childhood education, a stage of basic education in which physical education is an area still emerging in public schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Educação com Movimento (PECM)-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - prática-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Título: dc.titleBrincadeiras e histórias na educação infantil : ações pedagógicas integradas e interdisciplinares no programa “Educação com Movimento” do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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