O esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil

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Autor(es): dc.contributorAzevêdo, Paulo Henrique-
Autor(es): dc.creatorZardini Filho, Carlos Eugênio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617981-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2012.-
Descrição: dc.descriptionCom base eui Fairelly e Quester (2005), o esporte surge como uma estratégia de diferenciação e comunicação de produtos. Este estudo objetiva identificar se o esporte, quando utilizado como diferencial competitivo, em estratégias de comunicação, gera vantagem competitiva no mercado consumidor. Além disso, visa verificar o poder explicativo do esporte na escolha e compra de produtos no varejo. Para o entendimento do esporte como diferencial, tomou-se como critério o patrocimo a megaeventos esportivos. Quanto aos aspectos metodológicos, selecionou-se inicialmente as marcas Panasonic, Samsung e Sony paia a análise do uso diferenciado do espoite. tendo a compra de TV como foco. Como ferramenta de coleta, elaborou-se questionário aplicado sobre agentes públicos, moldado em conceitos do marketing e psicologia. A amostra final, de 30S pessoas, teve como fundamento o trabalho de Cohen (1992). Paia a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e regressão logistica. Sobre os resultados, o esporte como diferencial, paia as empresas selecionadas, não afetou diretamente o comportamento de consumo. Todavia, conclui-se que o espoite gera vantagem competitiva a empresas, tendo como suporte o desempenho de marcas como LG. SempToshiba e Phillips. Estas outras marcas citadas pelos entrevistados, mesmo não utilizando o esporte como diferencial (de acordo com o critério estabelecido no estudo), conseguiram transformar sua associação com o esporte em compra de TV por parte de seus clientes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionQuester (2005), the spoil arises as a strategy' of differentiation and communication of products. This study aims to identify if sports, when used as a competitive differential in communication strategies, generate competitive advantage in the marketplace. Besides that, to verify the explanatory power of spoils in choosing and purchase products at retail. For understand sports as differential, was taken as the chteiion the sponsorship to sports mega-events. Regarding to the methodological aspects, initially, has selected brands like Panasonic. Samsung and Sony for analyze the different use of sports, being the purchase of TV the focus. As data collection tool, was elaborated questionnaue applied on public agents, molded on concepts of marketing and psychology The final sample, with 308 people, was founded on the work of Cohen (1992). For data analysis, was used descriptive statistics and logistic regression. About the results, the sport as differential, for the selected companies, didn't directly affect consumption behavior. However, is concluded that sports generate competitive advantage to companies, supported by the performance of brands such as LG. Phillips and SempToslnba. These others brands mentioned by respondents, that don't even use the sport as differential (according to the criteria established in the study), have convened their association with the spoil on TV purchase by their customers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência - empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Título: dc.titleO esporte como diferencial para obtenção de vantagem competitiva em empresas no Brasil-
Título: dc.titleSport as differential to obtain competitive advantage at companies in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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