Informal learning exercise for TIC professionals : a study at the Superior Military Court

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDonato, Antonella-
Autor(es): dc.creatorHedler, Helga Cristina-
Autor(es): dc.creatorCoelho Junior, Francisco Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30846-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n1p66-95-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617825-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: descrever as estratégias de aprendizagem informal utilizadas entre os profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Superior Tribunal Militar (STM), problematizando a sua importância para seu desenvolvimento profissional e das competências laborais relacionadas à maximização dos resultados e desempenho humano. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: a pesquisa evidenciou as diferenças na utilização de estratégias de aprendizagem entre os profissionais de TIC e possibilitou captar o significado de aprendizagem informal pelos profissionais. Principais aspectos metodológicos: utilizou-se o método misto, com a criação de um questionário fundamentado nos estudos de Camillis e Antonello (2010), Antonello (2011b), Pantoja e Borges-Andrade (2009), Lohman (2009), Berg e Chyung (2008) e Cunningham e Hillier (2013). Foram realizadas análises estatísticas descritivas para os dados quantitativos, temática e categorial para o conteúdo das respostas abertas. Síntese dos principais resultados: identificaram-se cinco categorias de aprendizagem informal: relacionamentos interpessoais; práticas no trabalho; compartilhamento de conhecimento; capacitação assistemática e a categoria autônoma. A aprendizagem informal depende do seguinte: 1. relacionamentos interpessoais, 2. desenho das práticas no trabalho, 3. compartilhamento de conhecimento e 4. autodidatismo. Alguns fatores foram considerados facilitadores e/ou inibidores, e favoráveis e/ou desfavoráveis à aprendizagem informal. Principais considerações/conclusões: os profissionais descrevem a aprendizagem informal como de difícil comprovação e que a mesma ocorre por meio da prática e do exercício de suas competências. Sugere-se para trabalhos futuros: 1. analisar a influência de variáveis ambientais no uso das estratégias informais de aprendizagem; 2. relacionar a aprendizagem dos profissionais de TIC com as iniciativas de gestão do conhecimento no Órgão; e 3. observar o papel da liderança no processo de aprendizagem informal dos profissionais.-
Descrição: dc.descriptionPurpose: describe the informal learning strategies used by the IT and Communication professionals (TIC) of the Superior Military Court (STM), discussing their importance for professional development and labor skills related to the maximization of the results of human performance. Originality/gap/relevance/implications: the research proved the differences in the use of the learning strategies among the TIC professionals and made it possible to capture the meaning of informal learning by professionals. Key methodology aspects: the mixed methodology was applied and a questionnaire was created based on the studies of Camillis and Antonello (2010), Antonello (2011b), Pantoja and Borges-Andrade (2009), Lohman (2009), Berg and Chyung (2008) and Cunningham and Hillier (2013). Descriptive statistical analyses for quantitative data and thematic and categorical analyses were made for the content of the open answers. Summary of key results: five categories of informal learning were identified: interpersonal relationships; work practices; sharing knowledge; unsystematic training and autonomous. Informal learning depends on: 1. interpersonal relationships, 2. plan for work practices, 3. sharing the knowledge, and 4. autodidactism. Some factors were considered facilitators and/or inhibitors and favorable and/or unfavorable to informal learning. Key considerations/conclusion: the professionals describe informal learning as something difficult to prove and that the same thing happens through practice and the exercise of their skills. For future research, it was suggested the following: 1. analyze the influence of environment variables when employing the use of informal strategies of learning; 2. relate the learning of TIC professionals to the initiatives of knowledge management in the Organization; and 3. observe the role of leadership in the process of informal learning among professionals.-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: describir las estrategias de aprendizaje informales utilizados por los profesionales de tecnología de la información y la comunicación (TIC) del Tribunal Superior Militar (TSM) discutiendo su importancia para su desarrollo y habilidades de trabajo profesionales relacionados con la maximización de los resultados y el rendimiento humano. Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: destacó las diferencias en el uso de estrategias de aprendizaje entre los profesionales de TIC. Fue posible captar el significado del aprendizaje informal para los profesionales. Principales aspectos metodológicos: se utilizó el método mixto, fue creado un cuestionario basado en estudios de Camillis y Antonello (2010), Antonello (2011b), Pantoja y Borges-Andrade (2009), Lohman (2009), Berg y Chyung (2008), y Cunningham y Hillier (2013). Se realizaron análisis estático descriptivo de dato cuantitativo, temático y categórico de las respuestas abiertas. Síntesis de los principales resultados: había cinco categorías de aprendizaje informal: las relaciones interpersonales; prácticas en el trabajo; el intercambio de conocimientos; formación sistemática y la categoría independiente. El aprendizaje informal depende de: 1. relaciones interpersonales, 2. diseño de prácticas de trabajo, 3. intercambio de conocimientos y 4. autoeducación. Se consideraron algunos factores facilitadores y o inhibidores, y favorable y/o desfavorable. Principales consideraciones/conclusiones: los profesionales describen el aprendizaje informal como difícil de probar y que está ocurriendo por medio de la práctica y ejercicios de sus habilidades. Se sugiere para el trabajo futuro: 1. analizar la influencia de las variables ambientales sobre el uso de estrategias de aprendizaje informal; 2. relacionarse aprendizaje profesional con las iniciativas de gestión del conocimiento en la Agencia; y 3. observar el papel de liderazgo en el proceso de aprendizaje informal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRAM. Revista de Administração Mackenzie - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712017000100066&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSetor público - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSuperior Tribunal Militar-
Título: dc.titleInformal learning exercise for TIC professionals : a study at the Superior Military Court-
Título: dc.titleAprendizagem informal de profissionais de TIC : um estudo no Superior Tribunal Militar-
Título: dc.titleEl aprendizaje informal profesionales de las TIC : un estudio en el Tribunal Superior Militar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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