O Programa Nacional de Assistência Estudantil : o caso da Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertussi, Geovana Lorena-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Mendel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18619-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18619-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617789-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado em Economia, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve por objetivo demonstrar como a Universidade de Brasília se comportou após a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil, e como este pode ser orientado para contribuir com o desenvolvimento econômico nacional. Para tanto, verificou-se o número de estudantes beneficiados pela Assistência Estudantil, os programas ofertados e a forma de ingresso destes na Universidade. A Teoria do Capital Humano reforça a ideia que a educação é o principal instrumento de mobilidade social, e seus benefícios ultrapassam o ganho salarial, apontando o Ensino Superior como aquele que apresenta o maior crescimento na Taxa Interna de Retorno da Educação. E ainda, analisaram-se os índices de trancamentos de matrículas e desligamentos ocorridos na referida instituição no período pré e pós-implantação do Programa supramencionado.-
Descrição: dc.descriptionThis study intended to demonstrate how the University of Brasilia behaved after the implementation of the National Student Assistance Program and how this can be oriented to contribute to national economic development. Therefore, it was found the number of students benefited from the Student Assistance, the programs who were offered to them and the way they got into University. The Theory of Human Capital reinforces the idea that education is the main instrument of social mobility and its benefits outweigh the wage gain, pointing Higher Education as one that has the highest Internal Rate of Return of Education. Besides, it was analyzed the interruption of enrollment and University shut downs occurred in that institution in the pre- and post-implementation of the program.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantil-
Título: dc.titleO Programa Nacional de Assistência Estudantil : o caso da Universidade de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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