Afinal, como definir a qualidade na educação?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
Autor(es): dc.creatorTatagiba, Alessandro Borges-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:51:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:51:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617759-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é o de identificar possíveis conceitos nos debates relacionados à qualidade educacional. No contexto atual, qualquer proposta de conceito sobre o tema qualidade educacional traduzirá um determinado conjunto de disputas ideológicas e de poder na nossa sociedade brasileira. Cientes dessa complexidade, trazemos esse tema à tona sob a ótica do direito à educação. Como procedimentos metodológicos, ancoramos as análises na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que, apesar da multiplicidade de possíveis conceitos sobre qualidade educacional, a sociedade brasileira pode e deve entendê-lo como um conceito sob o domínio dos direitos fundamentais, sobretudo como garantia de defesa de projetos de sociedade mais inclusiva e equitativa para mitigação das discrepâncias verificadas socioespacialmente.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to present the conception of educational quality understood as a concept in dispute in Brazilian society, from the viewpoint of the trajectory of the right to education and its relation to the conflicts on the bulge of the different political projects of society. It is an anchored search on bibliographical and documentary analysis. The study shows that the content assigned to the quality idea is the result of socio-spatial relations marked by the defenses of projects of society that see education as a strategy for the articulation of their actions. In addition, it signals the importance of forging quality indicators of education which will help to increase citizen participation and consequently assign greater quality policy for Brazilian democracy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUFPE-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Tópicos Educacionais - (CC BY NC SA) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/0000-0002-0793-1946. Acesso em: 02 dez. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Título: dc.titleAfinal, como definir a qualidade na educação?-
Título: dc.titleAfter all, how to define quality in education?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.