A máquina polifacética de Roberto Arlt : literatura e cultura em Buenos Aires na década de 1920

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
Autor(es): dc.creatorReis, Alysson Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:50:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:50:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617432-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.-
Descrição: dc.descriptionAproximar-se da obra literária do escritor argentino Roberto Arlt é adentrar em um universo em que o desvio, o deslocamento apresenta-se como precioso fio de Ariadne a guiar a leitura nos labirínticos caminhos de sua escrita. Desvio das formas, dos gêneros literários, das normas de legibilidade convencional, da própria língua, a literatura de Arlt condensa na sua construção ateriais heteróclitos vinculados à experiência de viver e escrever em um país como a Argentina dos anos 1920. Mais que isso, em sua obra, especificamente nos quatro romances que compõem o corpus da nossa pesquisa, El juguete rabioso, Los siete locos, Los lanzallamas e El amor brujo, vemos emergir representações de Buenos Aires construídas pelo olhar específico de um flâneur transformado, um flâneur que modifica certas características dessa figura típica das grandes cidades modernas e configura um espaço literário para a capital argentina ao mesmo tempo próprio e compartilhado. O polifacetismo de suas obras estende-se também à feitura dessa dissertação, que, embora apresente capítulos independentes entre si, traz conexão sustentadora: o interesse pela obra narrativa de Arlt no que se refere a uma de suas marcas mais significativas, a heterogeneidade constitutiva da sua escrita. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionApproaching the Argentinian writer Roberto Arlt’s literary works is entering a universe in which the deviation, the dislocation is like the precious Ariadne’s thread, which guides the reading on the puzzling ways of Arlt’s writing. The deviations embrace: the form, the literary genres, the rules of the conventional legitimacy and the language itself. Arlt’s literature condenses in its building process heterogeneous sources connected to his life experience of living and writing in Argentina in the 1920’s. More than that, in his work, specially in his last four novels, which make the corpus of our research, El juguete rabioso, Los siete locos, Los lanzallamas and El amor brujo, we can see the emergency of Buenos Aires representations built by the specific sight of different flâneur. This flâneur modifies certain characteristics of the typical figure of modern big cities and creates a literary site for the Argentinian capital, which is unique and shared at the same time. The multiple sides of Arlt’s works are also extended to this dissertation, which, although presents independent chapters, connects them through the considerable interest in Arlt’s narrative. This interest refers to one of his most significant registers: the heterogeneity of his writing process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura argentina-
Palavras-chave: dc.subjectEscritores-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Título: dc.titleA máquina polifacética de Roberto Arlt : literatura e cultura em Buenos Aires na década de 1920-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.