Estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSathler, Thais Cardoso-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:50:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:50:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27743-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000400004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617424-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investigou estímulos e barreiras à criatividade na educação a distância. Participaram desta pesquisa 122 alunos de um curso de graduação naquela modalidade. Utilizou-se uma escala que avaliava a percepção dos alunos tanto acerca da implementação, realizada por seu tutor, de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade, quanto acerca das barreiras à criatividade na educação a distância. Foram analisados aspectos do projeto político-pedagógico relativos ao desenvolvimento/expressão da criatividade. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que favorecem a criatividade são desenvolvidas pelos tutores. A barreira à criatividade mais citada refere-se à dificuldade de gerenciar o tempo. O projeto político-pedagógico do curso contempla a criatividade e formas de desenvolvê-la na educação a distância. A identificação de estímulos e barreiras à criatividade possibilita que intervenções sejam planejadas e implementadas a fim de catalisar o desenvolvimento/expressão do potencial criativo.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to investigate incentives and barriers to creativity in the context of distance learning. One hundred and twenty-two students of an undergraduate distance course participated in the research. A scale was used to assess the students' perception of both the pedagogical practices which help to develop and express creativity, implemented by their tutors, and the barriers to developing/expressing creativity in distance learning. Aspects of the political and pedagogical design relating to the development/expression of creativity were analyzed. The results showed that the students consider that pedagogical practices implemented by their tutors have developed their creative skills. The barrier to creativity most frequently referred to by the students was the difficulty with time management. The political and pedagogical design of the course includes creativity and ways of fostering it in distance education. The identification of practices that stimulate creativity, as well as the barriers, allows interventions to be planned and implemented in order to enhance the development of students' creative potential.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Campinas) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2010000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de ensino-
Título: dc.titleEstímulos e barreiras à criatividade na educação a distância-
Título: dc.titleIncentives and barriers to creativity in the context of distance learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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