Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSant'Anna, Rafaella-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Robson-
Autor(es): dc.creatorCésar, Larissa-
Autor(es): dc.creatorSant'Ana, Daniel Richard-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:49:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:49:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/617131-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata-se de uma análise do consumo de água em uma escola pública de Brasília-DF. Para tal, uma metodologia de baixo custo foi desenvolvida, baseada em diferentes técnicas de auditoria hidráulica para quantificar os usos-finais do consumo de água em um estudo de caso na Escola Classe 415 Norte. A metodologia desenvolvida se mostrou eficaz pela baixa discrepância entre o resultado do consumo de água estimado e o consumo de água faturado pela companhia de abastecimento de água. O estudo desagrega os resultados de consumo predial e faz uma análise dos usos-finais do consumo adulto e infantil, da cozinha e das torneiras de jardim, apresentando dados primários em diferentes indicadores para aplicação na avaliação do desempenho de diferentes estratégias conservadoras de água em escolas.-
Descrição: dc.descriptionThis study deals with the analysis of water consumption at a public school in Brasilia-DF. A low cost methodology was developed based on different water auditing techniques to quantify water end-use consumption in a case study at Escola Classe 415 Norte. The methodology developed presented a low discrepancy between the estimated water consumption and the metered water consumption by the water utility company. The article disaggregates water consumption results and analyzes water end-use consumption rates for adults and children, kitchen and external taps, presenting primary data on per capita and area indicators for future applications on the performance of different water conservation strategies for schools.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEditora Universitária UFPB-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo editor da obra Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades, a disponibilizar, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data, o capítulo a seguir especificado: SANT'ANNA, Rafaella et al. Análise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal. In: SEABRA, Giovanni (org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013. v. 3, p. 1231-1243. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectAuditoria-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de consumo de água-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - uso-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Título: dc.titleAnálise do consumo de água em escola pública do Distrito Federal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.