Reciclando o cotidiano : experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCatalão, Vera Margarida Lessa-
Autor(es): dc.creatorAlves, Adriana Silva-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Camylla Portela de-
Autor(es): dc.creatorSoria, Edward Conrado-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marina Silva Bicalho-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Wesley da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:48:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:48:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/616870-
Descrição: dc.descriptionIlustrações do capítulo encontram-se no Anexo I do livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília, p. 324-325.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a implantação da coleta solidária de papel na Faculdade de Educação da UnB no período 2008/2010 pelo projeto de extensão Reciclando o Cotidiano, formado por um grupo de estudantes, funcionários e uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos. A metodologia adotada pelo projeto envolveu planejamento participativo e articulou uma rede de contatos e parcerias, como a inclusão dos catadores de materiais recicláveis. O grupo promoveu atividades de sensibilização e mobilização da comunidade acadêmica, elaborou-se um plano de coleta seletiva do papel. Houve análises do fluxo dos resíduos, edição de materiais didáticos e avaliações processuais do processo. Ao longo do processo percebeu-se a necessidade de buscar novas estratégias pedagógicas de Educação Ambiental para promover mobilizações contínuas da comunidade acadêmica. Os resultados de uma pesquisa realizada com 114 sujeitos da Faculdade de Educação confirmaram essa necessidade de experimentação de novas estratégias de mobilização. A reunião de saberes, práticas e interesses diversos, a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, a mobilização dos grupos envolvidos e a gestão da qualidade ambiental em um campus universitário demandam uma abordagem epistemológica transdisciplinar e complexa capaz de compreender as dimensões socioambientais, políticas, econômicas e educativas que interagem no processo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCidade Gráfica e Editora-
Relação: dc.relationhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32265-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Palavras-chave: dc.subjectColeta seletiva de lixo-
Título: dc.titleReciclando o cotidiano : experiências iniciais na implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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