Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChagas, Jane Farias-
Autor(es): dc.creatorFleith, Denise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:48:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:48:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27835-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/616656-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%).-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this study was to describe abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents. Forty-two students who attended a program for the gifted in central-west region participated in the research. The instrument used was a list of abilities, interests, preferences, characteristics and learning styles, designed for the study. Adolescents have reported better performance associated with intrapersonal (77%), interpersonal (68%) and linguistic-verbal (60%) abilities. The results revealed that participants perceived themselves as persistent (84.2%), demanding with themselves (76.3%), owners of solid moral values (76.3%) and creative (71.1%). Among interests and motivational aspects listed by the adolescents, it could be highlighted: having many ideas about many things (89.5%), going all the way when seeking to achieve a goal (86.8%), liking getting good grades in school (81.6%), liking trying new things (78.9%). Participants said they learned more easily through reading and discussion of ideas (71.1%).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsico-USF - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectTalentos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleHabilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos-
Título: dc.titleAbilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.