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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Denize Elena Garcia da | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Viviane Faria Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:47:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:47:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/616311 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa visa discutir o significado de “família” na concepção de pessoas de classes menos favorecidas economicamente. Para tanto, levou-se em consideração a influência do letramento – representado pela instituição “escola” – e da identidade – representada pela ideologia religiosa – na formação desse conceito social, bem como até que ponto o mundo físico contrasta ou se aproxima do mundo da consciência na formação desse valor. Então, partimos da hipótese de que, na sociedade atual, diversos valores sociais, religiosos e culturais têm passado por transformações significativas se comparados às mudanças ocorridas em épocas anteriores. Contudo,fez-se necessário apontar e analisar outros desses valores que permanecem quase que imutáveis, mesmo após tantas mudanças/evoluções históricas, por estarem firmados em raízes mais profundas. Partindo desse pressuposto é que promovemos uma investigação, à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), sobre a relação existente entre os valores da unidade familiar em classes menos favorecidas e influenciadas por ideologias/crenças religiosas. Por meio de pesquisa etnográfica realizada com estudantes de escolaridade tardia – idade entre 18 e 40 anos – , foram gerados dados empíricos que permitiram a análise lingüístico – discursiva de representações que vão desde a relação do mundo físico de escassez material, passando pela exclusão social, até o mundo emocional. Para tanto, foram considerados o contexto cultural, o ambiente escolar (aspecto situacional),unido ao familiar e ao religioso, que dão, assim, sustentação ao tripé de análise: letramento, família e identidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família - análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Título: dc.title | Identidade, família e letramento : representações discursivas num contexto de pobreza | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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