Elementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
Autor(es): dc.creatorCosta, Thiago Machado da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/616165-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEstudos feitos em todo o território brasileiro têm mostrado a ineficiência dos livros didáticos em possibilitar o acesso autônomo dos estudantes aos conteúdos de Física. A partir dos apontamentos dos estudantes em relação a esse aspecto, foi proposta a elaboração de um material instrucional e a formulação de uma sequência didática a partir do uso da mecânica de jogos. Partindo-se dos pressupostos da gamificação, aliadas às premissas da Teoria da Aprendizagem Significativa, foi feita uma intervenção a fim de tornar o aprendizado da física mais motivador e incentivador da tomada de consciência do aprendiz em relação ao próprio processo de aprendizagem. Para verificar essa ocorrência, estudantes de uma instituição de ensino particular de Brasília foram divididos em dois grupos, um dos quais foi submetido à proposta pensada. A aplicação de testes indicou um bom crescimento conceitual do Grupo Experimental em relação ao Controle, principalmente no que diz respeito às estratégias de resolução de problemas, enquanto os questionários de opinião revelaram a validação da proposta pelos estudantes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionStudies throughout the Brazilian territory have shown the inefficiency of textbooks in enabling autonomous student access to the contents of Physics. From the notes of the students in relation to this aspect, the development of an instructional material and formulating an instructional sequence from the use of game mechanics was proposed. Starting from the assumptions of gamification, allied to the assumptions of the Theory of Meaningful Learning, an intervention was made in order to make learning more motivating and encouraging physical awareness of the learner in relation to the learning process itself. To verify this occurrence, students of a private educational institution in Brasília were divided into two groups, one of which underwent designed proposal. The application of tests indicated a good conceptual growth in the experimental group compared to control, especially with regard to the strategies of problem solving, whereas the questionnaires have revealed the validation of the proposal by the students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Título: dc.titleElementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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