Entre as linhas do texto e o brilho da tela, uma rede e o leitor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHazin, Elizabeth-
Autor(es): dc.creatorSouza, Clara Etiene Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:46:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:46:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4099-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615984-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO leitor contemporâneo é o centro de discussão desta tese. Nunca se leu tanto quanto nos dias atuais, uma vez que a sociedade em rede impõe ao sujeito a condição de ler, dada a grande quantidade de informações que circulam no século XXI. Nesse contexto surgem diferentes maneiras de atuação do leitor, por isso defende-se que a leitura deve ser pensada como um continuum de possibilidades leitoras, no qual a leitura da literatura desempenha um papel fundamental. A leitura literária, em um dos extremos desse continuum, por meio da experiência estética, proporciona processos de produção da subjetividade mais livres e autônomos. O desafio para o grande volume de leitores da atualidade, então, é conhecer e fazer uso de todas as possibilidades de leitura, sobretudo a leitura literária, pois essa promove experiências mais singulares de produção da subjetividade. Um leitor que se posicione na rede de informações e, ao mesmo tempo, usufrua o efeito estético, será competente para movimentar-se pelo continnum de possibilidades leitoras. Esse leitor crítico e autônomo será denominado como o verdadeiro hiperleitor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe contemporary reader is the core of this thesis discussion. People have never read so much as nowadays, once the web society imposes to the subject the condition for reading, with the enormous quantity of information available on the XXI century. On this context, the reader can act in different ways, and that is why it is defended that reading must be thought as a continuum of reading possibilities, in which the literature reading plays a fundamental role. The literary reading, in one of the extremity of this continuum, and through esthetic experience, provides freer and autonomous subjective production processes. The challenge for a big volume of current readers is know and use all of these reading possibilities, mainly the literary reading, because it provides unique experiences of producing subjectivity. A reader that places himself in the web information and, at the same time, makes use of the esthetic effect, will be capable of moving through the continnum of reading possibilities. This critic and autonomous reader will be named as the real hiper reader.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Título: dc.titleEntre as linhas do texto e o brilho da tela, uma rede e o leitor-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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