A educação pública como setor econômico : uma análise insumo-produto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTakasago, Milene-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Wellington-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:46:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:46:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24730-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615940-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.-
Descrição: dc.descriptionVisa avaliar o impacto econômico do setor educação pública no Distrito Federal, no ano de 2009 utilizando como ferramenta a metodologia matriz insumo-produto para mensurar o impacto econômico do setor na produção e geração de emprego e renda, a partir de variações na demanda final. O estudo se justifica em razão da necessidade de demonstrar o importante papel da educação no desenvolvimento econômico, não somente por sua atuação na formação de capital humano e produção de conhecimento, mas como um setor econômico que, devido a sua interação com demais setores, produz impactos na economia. A metodologia utilizada para calcular estes impactos foi a matriz insumo-produto do Distrito Federal para o ano de 2009 com 56 setores. Essa metodologia possibilita avaliar as relações entre os setores produtivos da economia, identificar impactos econômicos sobre a produção, o emprego e a renda em função de variações na demanda final ou em um dos seus componentes – consumo, investimento ou exportação. A partir deste instrumental, e de posse dos dados sobre os gastos públicos em educação, foram realizadas análises dos impactos da educação pública na geração de emprego e renda na economia do Distrito Federal. Os resultados da análise dos índices de ligação de Rasmussen-Hirschman, dispersão de Bulmer-Thomas e dos geradores de emprego e renda demonstram que a Educação Pública no Distrito Federal, a partir de investimentos governamentais, tem potencial para estimular a economia, impactando sobre a produção final e na geração de empregos e renda. Com base nos resultados, pôde-se concluir que o gasto público destinado à educação pública é uma variável relevante e que deve ser considerada no desenvolvimento econômico do Distrito Federal, devido aos impactos gerados por estes gastos.-
Descrição: dc.descriptionIt aims to evaluate the economic impact of the public education sector in the Federal District in 2009, using as input the input-output matrix methodology to measure the economic impact of the sector in the production and generation of employment and income based on variations in final demand. The study is justified by the need to demonstrate the important role of education in economic development, not only for its performance in the formation of human capital and knowledge production, but as an economic sector that, due to its interaction with other sectors, produces Impacts on the economy. The methodology used to calculate these impacts was the input-output matrix of the Federal District for the year 2009 with 56 sectors. This methodology makes it possible to evaluate the relations between productive sectors of the economy, to identify economic impacts on production, employment and income as a function of variations in final demand or one of its components - consumption, investment or exports. From this instrument, and the possession of data on public spending on education, analyzes of the impact of public education on the economy in the generation of employment and income were carried out. The results of Rasmussen-Hirschman linkage, Bulmer-Thomas dispersion, and employment and income generators show that Public Education in the Federal District, from government investments, has the potential to stimulate the economy, impacting on the Production and the generation of jobs and income. Based on the results, it was concluded that public spending on public education is a relevant variable and should be considered in the economic development of the Federal District, due to the impacts generated by these expenditures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectGastos públicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectRenda-
Título: dc.titleA educação pública como setor econômico : uma análise insumo-produto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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