Organização do espaço : contribuições para uma educação infantil de qualidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSousa, Maria de Fátima Guerra de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Margarida Custódio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:45:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:45:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615729-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve como objeto estudar como a organização do espaço pode contribuir para uma educação infantil de qualidade. Isto é, como este pode ser um promotor do desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. O campo de pesquisa foi uma instituição de Educação Infantil da Rede Púbica de Ensino do Distrito Federal localizada no Plano Piloto, na cidade de Brasília, tendo-se como participantes 18 crianças e sua respectiva professora, observados nos mais distintos momentos do seu cotidiano. A partir do referencial teórico usado, teve-se como premissa básica do trabalho a idéia de que uma organização espacial contribui para a qualidade da educação infantil quando ele é promotor do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, oferecendo assim, e ambientes diversificados, desafiadores e convidativos à criação, à imaginação, às vivências lúdicas diversas e às relações saudáveis das crianças com os objetos, com seus pares e com os adultos ao seu redor. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa. Na construção das informações trabalhou-se com a observação participante, a entrevista semi-estruturada, conversas informais e, ainda, com a análise documental. A análise e discussão das informações nortearam-se por indicadores de qualidade da educação infantil, no que se refere à organização dos espaços, construídos especificamente para o presente trabalho. Conclui-se que a organização do espaço investigado conferiu à criança o direito de tornar-se protagonista do seu processo de desenvolvimento e de aprendizagem. Por meio dos jogos, brincadeiras, brinquedos, materiais e objetos diversos, as crianças criaram hábitos, atitudes, competências, valores e conhecimento de maneira divertida e natural. Podendo se afirmar, dessa forma, que no jardim de infância analisado a organização espacial contribui, de forma significativa, para uma educação infantil de qualidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation has as study object the investigation of as the organization of the space it contributes to the development and the children's learning. To accomplish this aim, it was chosen as observation field an institution of Infantile Education of the Public System of Teaching of Distrito Federal located in the Pilot Plan, in the city of Brasília. The participants were 18 children and your respective teacher, observed in the most different moments of your daily one. The premise was assumed that a space organization contributes to the quality of the infantile education when that space organization offers challenging and inviting atmospheres to the creation, to the imagination, to the existences several playful and the children's relationships with the objects, with your pairs and with the adults to your circuit. For the own nature of the theme, the methodology was built through the qualitative research and it had an exploratory character. In coherent way with the qualitative approach and the field research, it opted for the strategy of the participant observation, of the semi-structured interview, of the informal chats and for the documental analysis as instruments of construction of information. The analysis starting from indicators built during the study of theory. It was reached the conclusion that the organization of the investigated space allowed to the children the right of becoming protagonist of your development process and of learning. Through the games, toys, materials and several objects, the children created habits, attitudes, competences, values and knowledge in an entertaining and natural way. Could be affirmed, in that way, that the analyzed kindergarten contributed in a significant way, through your space organization, for an infantile education of quality. Prioritizing, like this, the satisfaction of the needs, of the potentialities and of the children's interests.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Título: dc.titleOrganização do espaço : contribuições para uma educação infantil de qualidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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