Nosferatu : o imaginário de uma sinfonia de horror

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Denilson Lopes-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Rafiza Luziani Varão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2002-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615711-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2002.-
Descrição: dc.descriptionAnálise do imaginário de Nosferatu: uma sinfonia de horror, filme de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), tendo por base as propostas do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962) sobre a imaginação. Entendendo Nosferatu como uma alegoria da morte, a análise se desenvolve em tomo de dois elementos narrativos específicos: personagem, entendido como alegórico, e espaço, percebido como cronotopo. Procura-se estabelecer novas possibilidades à análise fílmica, propondo a teoria bachelardiana sobre a imaginação como uma estética das sensações que obra de arte, neste caso um filme, provoca no sujeito que a conhece.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation analyses the imaginary in Nosferatu: a Symphony of Terror, a film produced in 1922, directed by Friedrich Wilhelm Murnau (1889-1931), based upon proposals by French philosopher Gaston Bachelard (1884-1962). Regarding Nosferatu as an allegory of death, two narrative elements are developed: the characters, understood as allegorical; and space, perceived as being time-dependent. It seeks to establish new possibilities for the analysis of films, and proposes Bachelard’s theory of the imagination as an aesthetic approach to the sensations that a work of art, in this case the film, elicits from the viewer.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes cinematográficos - análise - crítica-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema alemão-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - estética-
Título: dc.titleNosferatu : o imaginário de uma sinfonia de horror-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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