Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Rejane Maria da Costa-
Autor(es): dc.creatorVenson, Elaine-
Autor(es): dc.creatorClementino, Augusto Samuel-
Autor(es): dc.creatorNoronha, Ana Paula Vargas de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jads Victor Paiva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:45:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:45:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615660-
Descrição: dc.descriptionPesquisa realizada com financiamento do Ministério das Comunicações, Projeto de Cooperação “Framework de Soluções de Tecnologia da Informação para o MC”.-
Descrição: dc.descriptionEste Relatório é resultante de uma das frentes de pesquisa e desenvolvimento do Projeto P&D-MC/UnB (Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento entre a Universidade de Brasília – UnB, Faculdade FGA e o Ministério das Comunicações - MC), oriundo de um termo de cooperação entre a UnB e o Ministério. Uma das metas do Projeto foi atender a demanda do Ministério quanto a definição de um processo de que possibilitasse gerir as demandas de manutenção de software pela terceirizada, no caso, fábricas de software e consultorias em gestão da qualidade, empregando valores e princípios das metodologias ágeis. Inicialmente foi necessário inventariar os softwares legados do Ministério. Para isso, foram definidos atributos de inventariação dos softwares. Em seguida, foi definido o Processo de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM). O projeto compreendeu a definição, avaliação e implantação deste processo no Ministério. Como produção técnica, o processo foi definido, implantado, e validado no MC. Como produção acadêmica, até o momento, foram geradas algumas publicações em conferências internacionais, tais como: • Noronha, A. P. V.; Venson, E.; Figueiredo, R. M. C.; Modesto, A. S. C. Applying Kanban to Manage Outsourced Maintenance Services: An Action Research in a Brazilian Government Agency. In: CIbSE Conference IberoAmerican on Software Engineering (ESELAW Experimental Software Engineering Track), 22-23 May, 2017, Buenos Aires, Argentina. Link: Indisponível • Santos, Jads Victor Paiva dos; Figueiredo, R. M. C; Noronha, Ana Paula Vargas de; Venson, Elaine. Using Kanban in Outsourced Government Projects of Management Maintenance Demands: a Descriptive Research. In: 13th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2016. p. 4147 Link: http://www.contecsi.fea.usp.br/envio/index.php/contecsi/13CONTECSI/paper/view/4204 Além de outras produções relacionadas a esta temática, apresentadas no ANEXO 1. • Coletânea de artigos publicados em conferências, nacionais e internacionais, relacionados ao processo de desenvolvimento de software, de inventariação de sistemas, e de transferência de conhecimento. • Coletânea dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade GAMA – FGA, relacionados ao tema deste Relatório. Em 2016, houve a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, surgindo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC. O Projeto P&D-MC/UnB foi vinculado a esse novo Ministério. Neste relatório, apresenta-se o Processo GeDeM.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade Gama - Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Título: dc.titleProcesso de Gestão de Demandas de Manutenção de Software (GeDeM) : relatório técnico-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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