Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Ângela Álvares Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Fontineles, Flávia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:45:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:45:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8998 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615635 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação buscou compreender como os livros didáticos integravam a atmosfera político-cultural e, especificamente, práticas educativas na escola primária brasileira de meados do século XX. Um primeiro esforço interpretativo foi realizado para a composição - a partir de pesquisa bibliográfica e recurso a fontes primárias - de um cenário histórico das décadas de 1930 a meados de 1950, com o objetivo de contextualizar o cotidiano escolar e a produção de livros didáticos no ambiente social e cultural do recorte temporal da pesquisa. A partir desse esforço inicial, esta pesquisa concentrou-se numa análise compreensiva dos livros didáticos editados para o nível primário entre 1937 e 1956, bem como narrativas de memórias ouvidas de pessoas que freqüentaram a escola primária nesse período. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aimed to understand how the didactic books integrated the political and cultural atmosphere and, specifically, educative practices at Brazilian elementary schools at the mid of the twentieth century. An initial interpretative attempt was made in order to compose – based on bibliographical research and primary sources – a historical Brazilian scenery of the 1930‟s until middle of 1950‟s, intending to contextualize schools everyday life and didactic books production within the social and cultural environment on that time. Out of this starting effort, this research focused on a comprehensive analysis of didactic books published between 1937 and 1956 for elementary level and also narratives of memories listened from people who were at elementary school at that time. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático - ensino de primeiro grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso narrativo | - |
Título: dc.title | Páginas na memória : livros didáticos e narrativas de experiências escolares no Brasil (1937-1956) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: