Uma análise da situação financeira da indústria brasileira de aviação civil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Carlos Henrique Marques da-
Autor(es): dc.creatorSousa, Robert Ramon de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorCampos, Nilo de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:45:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:45:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30473-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2238-1031.jtl.v10n3a7-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615422-
Descrição: dc.descriptionA indústria brasileira de aviação civil tem voado baixo. O setor apresentou repetidos desempenhos financeiros negativos em 2011, 2012 e 2013, resultando em nível de endividamento médio muito acima do patrimônio líquido. Este estado de coisas não pode ser mantido, sob pena do setor ir à falência. A falência de companhias líderes do setor decerto trará graves consequências para a economia nacional. Este artigo estima a Demonstração do Resultado do Exercício de 2014 do setor. Há que ser dito que os demonstrativos financeiros de 2014 ainda não estão disponíveis. O método usado foi o de simulação de cenários, com o emprego de software específico de simulação Monte Carlo. A variável de risco foi a receita de passagens e a ela foi associada uma distribuição de probabilidade triangular. Os resultados simulados não são encorajadores. A probabilidade de o lucro líquido setorial ser negativo em 2014 é de aproximadamente 40%. Pode-se dizer que o setor balança no abismo da falência. Os resultados desta pesquisa servem de alerta para as autoridades responsáveis pelo controle e acompanhamento das atividades do setor de aviação civil do Brasil.-
Descrição: dc.descriptionBrazil's civil aviation industry has flown down. The sector had repeated negative financial performance in 2011, 2012 and 2013, resulting in average debt levels far above the equity. This state of affairs can not be maintained, otherwise the industry go bankrupt. The failure of industry-leading companies certainly will have grave consequences for the national economy. This article estimates the 2014 the Income Statement in the industry. It must be said that the 2014 financial statements are not yet available. The method used was the simulation scenarios, with the use of specific software for Monte Carlo simulation. The risk variable was the air ticket revenue and we assigned a triangular probability distribution for such risk variable. The simulated results are not encouraging. The probability of the industry net income to be negative in 2014 is approximately 40%. It can be said that the sector balance the abyss of bankruptcy. These results serve as a warning to the authorities responsible for controlling and monitoring the activities of the civil aviation sector in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsJournal of Transport Literature - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312016000300035&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 dez. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectAviação-
Palavras-chave: dc.subjectDanos-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação de Monte Carlo-
Palavras-chave: dc.subjectFalência-
Título: dc.titleUma análise da situação financeira da indústria brasileira de aviação civil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.