Índice de avaliação da qualidade do transporte público por ônibus a partir da definição de serviço adequado

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo César Marques da-
Autor(es): dc.creatorMartins, Walysson Tangrins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:45:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:45:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18393-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615402-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.-
Descrição: dc.descriptionA população brasileira tem cobrado soluções governamentais para os problemas de transporte público. O tema está se tornando o centro das discussões de diversas áreas do conhecimento e setores da sociedade. Este panorama é criado devido à influência do transporte público nas relações sociais e na qualidade de vida da população. Objetivando sustentar a busca contínua pela qualidade do serviço, esta pesquisa consiste na elaboração de um índice genérico de avaliação do serviço de transporte público, que possa ser aplicado em cidades de todos os tamanhos. Para tal, utiliza-se a definição de serviço adequado apresentada pela Lei de Concessão dos Serviços Públicos. Primeiramente é analisada a importância social do serviço e algumas formas de avaliação estudadas. Em sequência, com base nos atributos descritos na legislação, elaboram-se indicadores, utilizando pesquisas de campo e aplicando-se o método de Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment – QFD) para atribuição de pesos. Após a definição do método, este é validado a partir de um estudo de caso na cidade de Belo Horizonte/MG. Por fim, analisa-se a aplicabilidade e efetividade do índice.-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian population has charged government solutions to public transportation problems. The theme is becoming the center of discussions of various knowledge areas and sectors of society. This panorama is created due to the influence of public transport in social relations and the population's quality of life. Aiming support the continuous search for quality of service, this research develops a generic evaluation index for the public transport service, which can be implemented in cities of all sizes. In order to this, we use the appropriate service definition presented by the Public Services Concession Law. First, its analyzes the social importance of service and some forms of evaluation. In sequence, based on the attributes described in the legislation, indicators are developed, using research and applying the method Quality Function Deployment (QFD) for assigning weights. After defining the method, a case study in Belo Horizonte/MG is conducted to validate this. Finally, the applicability and the effectiveness of the index method are analysed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes públicos-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes públicos - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectÔnibus-
Título: dc.titleÍndice de avaliação da qualidade do transporte público por ônibus a partir da definição de serviço adequado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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