Sustenta! : reflexões sobre trabalho docente coletivo, educação ambiental e sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAvanzi, Maria Rita-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Gabriela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:44:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:44:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20185-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.D.20185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615071-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo é uma pesquisa-ação realizada junto a / e por um grupo docente de uma escola de ensino fundamental da cidade do Paranoá, Distrito Federal, Brasil. Os focos de reflexão estão no trabalho docente coletivo, nas dimensões da sustentabilidade, e na educação ambiental escolar. Foram registrados os caminhos da constituição de um grupo de trabalho e estudos e da inserção do debate acerca da educação ambiental e da sustentabilidade na unidade escolar. O histórico da instituição e das ações relacionadas à temática ambiental foi considerado como importante substrato para escolha dos passos e dos temas abordados no curso Sustenta! Resulta deste trabalho uma proposição de ação profissional na forma de uma proposta de curso com módulos compostos por oficinas temáticas que podem ser adaptadas para coordenações pedagógicas e diferentes contextos de formação docente continuada.-
Descrição: dc.descriptionThis study is an action research conducted with / and a teacher group from a primary school of Paranoá city. The discussion focuses are in the collective teaching work, the dimensions of sustainability, and school environmental education. The establishment of the paths were recorded of a workgroup and studies and the insertion of the debate on environmental education and sustainability at schools. The history of the institution and the actions related to environmental issues was considered as an important substrate for choice of steps and the topics covered in the course Sustenta! Results of this work to professional action proposition in the form of a proposal for a course with modules composed of thematic workshops that can be adapted to the pedagogical coordination and the different contexts of teacher education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores - formação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos de discussão-
Palavras-chave: dc.subjectParanoá (DF)-
Título: dc.titleSustenta! : reflexões sobre trabalho docente coletivo, educação ambiental e sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.