Para onde caminham as escolas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPederiva, Patrícia Lima Martins-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Gabriela Freitas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/615037-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo investigar concepções e práticas educativas reconhecidas socialmente como alternativas, buscando compreender suas bases e modos de atuação e sua influência no contexto educacional atual. A pesquisa se desenvolveu em meio a práticas educacionais que buscam se diferenciar da educação tradicional, alegando utilizar metodologias ou técnicas diferenciadas. A partir de autores como Illich, Saviani e Freire, analisamos a prática pedagógica de uma escola de educação infantil em Brasília, referência entre aqueles que buscam uma educação alternativa. Com a ajuda desses autores, analisamos as relações que se estabelecem na escola, alguns de seus dispositivos pedagógicos e os processos de construção de conhecimento com vistas a compreender em que bases tal escola se alicerçaria naquilo que denomina como alternativa. A partir da pesquisa, registramos algumas características da escola que compreendemos como tal. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate educational concepts and practices socially recognized as alternative education, seeking to understand its foundations, implementation and its influence at the current educational context. The research was developed through educational practices that aim to differentiate themselves from traditional education, claiming to use different methodologies or techniques. From authors such as Illich, Saviani and Freire, it was aimed to analyze the educational practice of a Kindergarten School in Brasilia, a reference among those who search for an alternative education. Supported by those authors, it was analyzed the relations that are established at the school, some of its pedagogical apparatus and the knowledge construction processes aiming to understand in which educational were found this school would be in. From the research some characteristics of the school that we understood as alternative.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação alternativa-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Título: dc.titlePara onde caminham as escolas?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.