Análise multiscala via método dos elementos de contorno dual de fuselagem de aeronave submetida à fadiga

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Gilberto-
Autor(es): dc.contributorEvangelista Junior, Francisco-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thiago Arnaud Abreu de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:43:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:43:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614945-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste na análise de vida à fadiga de peças de fuselagem de aeronave com danos iniciais submetidas a diferentes níveis de solicitações externas com objetivo de avaliar tolerância ao dano. Para isso, a bibliografia clássica estuda a tolerância ao dano com base no tamanho da trinca. Por outro lado, este estudo se apresenta como inovador ao propor um novo método para a tolerância ao dano: baseado na análise multiescala é capaz de encontrar uma relação entre o número de ciclos de fadiga com a respectiva compliance em micro elementos locais. Desse modo, foram desenvolvidas técnicas computacionais avançadas utilizando o Método dos Elementos de Contorno Dual que, devido à sua flexibilidade, possibilitou avaliar diversos modelos. Os resultados foram tratados estatisticamente por meio de simulação de Monte Carlo a fim de assegurar a integridade e o funcionamento adequado da fuselagem evitando alcança um Estado Limite durante a vida útil de projeto.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a fatigue life analysis of an aircraft fuselage with pre-established initial damages subjected to different levels of external loads in order to evaluate damage tolerance. For this, the classic bibliography studies damage tolerance based on the crack size. On the other hand, this study is innovative when proposing a new method for damage tolerance: based on multiscale analysis, it is able to find a relation between the number of fatigue cycles with the respective compliance in local micro elements. So, advanced computational techniques were developed using Dual Boundary Element Method, which, due to its flexibility, allowed to evaluate several models. The results were treated statistically by Monte Carlo simulation to ensure the integrity and the proper functioning of the fuselage by avoiding reaching a Limit State during the design lifespan.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFuselagem-
Palavras-chave: dc.subjectAeronaves-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos de contorno dual-
Palavras-chave: dc.subjectFadiga-
Título: dc.titleAnálise multiscala via método dos elementos de contorno dual de fuselagem de aeronave submetida à fadiga-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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