Modelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorZimmermann, Erika-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:43:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:43:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2000-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614873-
Descrição: dc.descriptionEste artigo, tomando como base os trabalhos de Toulmin (1972), Chinn e Brewer (1993) e Zimmermann (1997a,b,c), discute as características e o desenvolvimento dos modelos de pedagogia (estruturas práticopedagógicas) adotados por professores de Física. Usando uma estrutura metodológica interpretativa-construtivista, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por cinco professores de Física e, como estas noções e idéias são convertidas em atividades de ensino em suas salas de aula. Estes estudos de caso mostram a abrangência dos modelos de natureza da ciência e dos modelos do processo de aprendizado de professores de Física, e, em especial, como estes modelos interagem para formar os seus modelos de pedagogia. A análise dos dados coletados envolveu o desenvolvimento de um sistema de categorias baseado nas declarações, no comportamento em sala de aula e nas metáforas usadas pelos professores para descrever seus papéis e os papéis atribuídos aos alunos. A análise dos dados aponta para as maneiras como os modelos de pedagogia de professores de física são desenvolvidos e as influências que estes acarretam. Finalmente, as implicações para a formação de professores advindas deste múltiplo estudo de caso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEstruturas prático-pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor - aluno-
Título: dc.titleModelos de pedagogia de professores de Física : características e desenvolvimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.