O consentimento livre e esclarecido e a realidade do analfabetismo funcional no Brasil : uma abordagem para a norma e para além da norma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLorenzo, Cláudio Fortes Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:43:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:43:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12738-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614705-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo discute a questão da inadequação das normas brasileiras de ética da pesquisa, dirigidas à obtenção do consentimento livre e esclarecido, no que diz respeito à coerência entre o que prescreve a norma e a gravidade do analfabetismo funcional no Brasil. A partir dessa perspectiva, discute a força e os limites das normas dentro dos sistemas de controle social da pesquisa e propõe alterações no modelo brasileiro, tanto no campo normativo quanto no campo estrutural do sistema. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe following article discusses the inadequacy of Brazilian rulers of ethic's research aimed at obtaining free and informed consent, regarding consistency between the requirements established and severity of functional illiteracy in Brazil. From this perspective, it discusses strengths and limits of the standard within the systems of social control research and it proposes changes in the Brazilian model, both in the legislative field and in the structural system. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEl presente artículo discute la cuestión de la inadecuación de las normas brasileñas de ética en investigación dirigidas a obtener el consentimiento libre y esclarecido, en lo que dice respecto a la coherencia entre lo que prescribe la norma y la gravedad del analfabetismo funcional en Brasil. A partir de esta perspectiva, discute la fuerza y los límites de las normas dentro de los sistemas de control social de la investigación y propone alteraciones en el modelo brasileño, tanto en el campo normativo cuanto en el campo estructural del sistema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherConselho Federal de Medicina-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsOs artigos publicados serão propriedade da Revista Bioética que deve ser citada em caso de reprodução total ou parcial em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Fonte: http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/about/editorialPolicies#custom0. Acesso em: 05 abr. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectAnalfabetismo-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectControle social-
Título: dc.titleO consentimento livre e esclarecido e a realidade do analfabetismo funcional no Brasil : uma abordagem para a norma e para além da norma-
Título: dc.titleEl consentimiento libre y esclarecido y la realidad del analfabetismo funcional en Brasil : un acercamiento a la norma y hacia más allá de la norma-
Título: dc.titleFree and informed consent and reality of functional illiteracy in Brazil : an approach to the standard and beyond standard-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.