Autonomias relativas : Estado e sociedade civil no eixo da influência da rodovia BR - 163

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRennó Junior, Lucio Remuzat-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Marília Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:43:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:43:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614635-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAG, 2010.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho avalia as relações entre sociedade civil e Estado durante o processo de elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da Rodovia BR-163 Cuiabá-Santarém. Neste estudo, sociedade civil compreende os movimentos sociais do pólo Baixo Amazonas, da área de influência da rodovia, e organizações não-governamentais socioambientais de atuação na região, especialmente o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM. Estado, por sua vez, diz respeito, sobretudo, ao governo federal conduzido pelo Partido dos Trabalhadores. O eixo teórico da pesquisa é o conceito de autonomia, trabalhado de modo relacional, de forma a evidenciar seus usos, potencialidades e significados. O limite deste conceito é a noção de eficácia política, que permite investigar e evidenciar as tensões intrínsecas à relação entre sociedade civil e Estado. Para adentrar nos meandros dessa relação, utilizamos as teorias de ação coletiva, sociedade civil e Estado, debates que deram suporte ao conceito de autonomia produzido neste trabalho. Esta dissertação defende o argumento de que autonomia é um conceito dinâmico, construído nas práticas políticas de atores distintos, que se relacionam em contextos diversos, os quais estão em constante transformação.-
Descrição: dc.descriptionThe following dissertation assesses the relations between civil society and the state in the preparation and implementation of the Sustainable Regional Development Plan for the area of influence of the highway BR-163, Cuiabá-Santarém. In the present study, civil society is represented by the social movements of the Lower Amazon region and the area of influence of the highway, as well as by the environmental non-governmental organizations operating in the region, especially the Institute for Environmental Research of the Amazon – IPAM. Regarding the state, it refers to the federal government led by the Workers’ Party. The concept of autonomy is the theoretical basis of the present study. As a form of emphasizing its uses, potentialities, and meanings, a relational analysis was employed. At the limits of this concept we arrive at the notion of political efficacy which allows an investigation and presentation of the intrinsic tensions between civil society and the state. To provide a broader context for the analysis of this relationship, as well as to support the concept of autonomy developed in this study, the theories of collective action, civil society and state have been incorporated into the text. This dissertation supports the idea that autonomy is a dynamic concept, developed in political practices composed by different actors from distinct social contexts which undergo constant changes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável - Amazônia-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade civil-
Título: dc.titleAutonomias relativas : Estado e sociedade civil no eixo da influência da rodovia BR - 163-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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