Arquitetura e socioeducação : a operação como modificadora do espaço

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbrahão, Júlia Issy-
Autor(es): dc.creatorPinto, Rodrigo Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:43:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:43:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614622-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.-
Descrição: dc.descriptionO estudo analisa a relação entre os usuários e o espaço de uma Unidade de Internação a partir das intervenções (geométricas, funcionais e/ou topológicas) realizadas. Buscamos contribuir para a possibilidade de ressocialização dos adolescentes internados e discutir a efetividade dos achados para a política socioeducativa. Para tanto, articulamos a Arquitetura e a Ergonomia, mergulhando na rotina de uma UI e anseios de seus usuários. Sob o lastro da socioeducação, percebemos que as alterações não possuem, como linha central, a melhora no desempenho socioeducativo da edificação. Pelo contrário, na maior parte dos achados, as alterações prejudicaram a capacidade socioeducativa do espaço, eliminando possibilidades ou restringindo o uso.-
Descrição: dc.descriptionThe study analyzes the relationship between users and environment in socioeducational facilities – UI, from the interventions (geometric, functional and / or topological) performed. In this, we articulate the Architecture and the Ergonomics, to penetrate in the routine of a UI and the yearnings of its users. Under the influence of socio-educational public policy, we noticed that the changes do not have, as a central line, the improvement in the socio-educational performance of the building. On the contrary, in most of the findings, the alterations impaired the socio-educational capacity of the space, eliminating possibilities or restricting the use.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica socioeducativa-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de internação-
Palavras-chave: dc.subjectRelação usuário-espaço-
Palavras-chave: dc.subjectRessocialização-
Título: dc.titleArquitetura e socioeducação : a operação como modificadora do espaço-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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