Implementação do currículo do ensino médio integrado no curso de eletrotécnica no Cefet/PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
Autor(es): dc.creatorCariello, Laura Isabel de Lucena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:42:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:42:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614451-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa realizada em uma unidade de ensino descentralizada do Cefet/PA na cidade de Tucuruí. A investigação teve como foco analisar a implementação do currículo do Ensino Médio Integrado no curso de Eletrotécnica na referida instituição a partir do discurso oficial e na visão dos interlocutores. O estudo foi desdobrado em objetivos específicos a fim de analisar os fundamentos da educação integrada na perspectiva dos documentos oficiais, examinar quais foram os fatores positivos ou negativos para que ocorresse a efetivação de uma educação integrada na perspectiva dos interlocutores da pesquisa e analisar a educação integrada na prática pedagógica. Foram selecionados como principais sujeitos para a pesquisa diretores, coordenadores, pedagogos, professores e alunos do quarto ano do Ensino Médio Integrado do curso de Eletrotécnica. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, caracterizada pelo estudo de caso A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada, grupo focal e observação da prática docente. O referencial teórico compõe-se de três eixos temáticos: no primeiro realizou-se uma análise bibliográfica e documental das políticas públicas para a educação profissional no Brasil, as quais culminaram na promulgação do Decreto n. 5.154/04. Para tanto, contou-se com as contribuições de autores como Frigotto (2005, 2007), Kuenzer (2005), Santos (2007), Cordão (2005), Oliveira (2003), Ramos (2005) e Gomes (2006). No segundo, intitulado Currículo Integrado e Interdisciplinaridade, foi discutido o papel da interdisciplinaridade como um dos pressupostos básicos para um currículo integrado, buscando-se como aporte teórico os autores Lopes (2006), Bernstein (1988, 1990), Moreira (1990), Silva (2005), Pacheco (2005), Goodson (1995), Torres Santomé (1994), Kuenzer (1999), Libâneo (2001a, 2001b) e Ciavatta (2005). No terceiro eixo, analisou-se o currículo integrado e a prática pedagógica, destacando-se os aspectos que caracterizam a prática pedagógica do professor e a sua relação com os estudantes em uma perspectiva de um currículo do Ensino Médio Integrado, tendo como fundamentação teórica autores como Pacheco (2005), Gimeno Sacristán (2000), Libâneo (2001a; 2001b), Tardif (2002), Machado (2005) e Fazenda (1994; 1998). Os resultados da pesquisa apontaram que, de acordo com os fundamentos do EMI prescritos nos documentos oficiais, a proposta ainda não foi plenamente efetivada na UnED/Tucuruí. Observou-se o desconhecimento dos diferentes atores a respeito dos pressupostos da educação integrada, o que impossibilitou a sua efetivação na prática pedagógica. Ficou evidente a necessidade de repensar a proposta a fim de dar significado às práticas dos atores envolvidos, através de debates e de uma construção coletiva de um currículo integrado. Assim, como contribuição final, deixou-se o espaço aberto para novos subsídios e outras discussões, entendendo-se que a presente pesquisa apenas foi o início de um debate, podendo fornecer elementos para futuros trabalhos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents the results of a inspect conducted in a Decentralized Education Unit of the CEFET / PA in the town of Tucuruí. The research focus was to examine the implementation of the curriculum of secondary school in the Integrated Course Eletrotécnica in that institution from the official speech and the vision of interlocutors. The study was split into specific objectives, seeking to analyze the fundamentals of integrated education in the perspective of official documents, analyze what were the factors and positive or negative happen to the realization of an integrated education in the perspective of participants in the research and analyze the integrated education in practice teaching. Were selected as the main subject for research: directors, coordinators, educators, teachers and students of the fourth year of secondary school students of Integrated Eletrotécnica. The methodology was a qualitative approach, characterized by a case study. The data collection was performed by means of documentary analysis, semi-structure, focus group and observation of teaching practice. The theoretical framework is composed of three themes: first in trying to conduct a literature review and documentation of public policy for Vocational Teaching Brazil culminating in the promulgation of Decree no. 5154/04. To that end, said with the contributions of authors such as: Frigotto (2005, 2007); Kuenzer (2005), Santos (2007); Fuse (2005), Oliveira (2003), Ramos (2005) and Gomes (2006). In the second, entitled Integrated Curriculum and Interdisciplinarity was discussed the role of interdisciplinarity as one of the basic assumptions for an integrated curriculum is seeking theoretical contribution as the authors: Lopes (2006); Bernstein (1988, 1990), Moreira (1990); Silva (2005), Pacheco (2005); Goodson (1995); Santomé Torres (1994); Kuenzer (1999); Libâneo (2001a, 2001b) and Ciavatta (2005). In the third area examined is the integrated curriculum and pedagogical practices, especially those aspects that characterized the practice of teacher education and its relationship with students at the prospect of a curriculum of high school integrated with the theoretical basis as authors: Pacheco ( 2005); Sacristán Gimeno (2000); Libâneo (2001a, 2001b), Tardif (2002), Machado (2005) and Finance (1994, 1998). The survey results showed that in line with the fundamentals of ISS prescribed in official documents, the proposal has not yet been fully effective in UNED / Tucuruí. There was the ignorance of different stakeholders about the assumptions of integrated education, which interrupted its realization in practice teaching. It was a clear need to rethink the proposal in order to give meaning to the practices of the actors involved through discussions and a collective construction of an integrated curriculum. So, as final contributions, it is the open space for new subsidies and other discussions, it being understood that this search was only the beginning of a debate and could provide elements for future work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Título: dc.titleImplementação do currículo do ensino médio integrado no curso de eletrotécnica no Cefet/PA-
Título: dc.titleImplementation of the Integrated secondary school curriculum in the course of Eletrotécnica in Cefet/PA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.