A Síndrome de Burnout : o estresse em docentes das instituições de ensino superior privadas de Porto Velho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTomaz, Carlos Alberto Bezerra-
Autor(es): dc.contributorChaves, Carlos Alberto Paraguassu-
Autor(es): dc.creatorPereira, Suzy Mara Aidar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:42:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:42:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2089-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614401-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2008.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa objetivou verificar a incidência da síndrome de burnout em docentes das Instituições de Ensino Superior Privadas de Porto Velho, em Rondônia, Amazônia brasileira. A amostra foi constituída por 486 docentes (68%) do total dos docentes das IES particulares de Porto Velho e realizada em 06 (seis) IES, codificadas em A, B, C, D, E e F. Utilizou-se um questionário sócio-demográfico com fatores psicossociais e o MBI - Maslach Burnout Inventory. O Alfa de Crombach para a Exaustão Emocional (EE) foi de 0,97, a Despersonalização (DE) foi de 0,96 e a Realização Profissional ((RP) foi de 0,99, valores que confirmam a confiabilidade da pesquisa. Os resultados comparados as dimensões de burnout (GEPEB) apresentaram média de EE, em Docentes nas IES A, B, C, D e E superiores. Para a DE a média para todas as IES foram superiores. Para a RP a média das IES A, B e D apresentaram índices superiores. Estes índices apontam para possíveis indícios a síndrome de burnout. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe research aimed to establish the incidence of burnout syndrome professors in the Private Higher Education Institutions of Porto Velho in Rondonia, Brazilian Amazon. The sample consisted of 486 teachers (68%) of all teachers of IES of individuals held in Porto Velho and 06 (six) HEI, encoded in A, B, C, D, E and F. It was used a questionnaire with socio-demographic factors and psychosocial MBI - Maslach Burnout Inventory. Crombach Alfa for Emotional Exhaustion (EE) was 0.97, Disidentification (DI) was 0.96 and Professional Conduct ((CP) was 0.99; these figures confirm the reliability of research. Results compared to dimensions of burnout (GEPEB) showed average of EE in Professors in the HEI A, B, C, D and E higher. For Disidentification the average for all of the HEI was higher. For CP the average of HEI CP A, B and D had higher rates. These indices point to the possible signs of burnout syndrome.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectStress ocupacional-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores universitários-
Título: dc.titleA Síndrome de Burnout : o estresse em docentes das instituições de ensino superior privadas de Porto Velho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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