Offer of schools of quilombola school education center in the northeast/BR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Edmilson Santos-
Autor(es): dc.creatorVelloso, Tatiana Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorNacif, Paulo Gabriel Soledade-
Autor(es): dc.creatorSilva, Givânia Maria da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36644-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2175-623681346-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-3805-2319-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-9672-8623-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-4781-3055-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0001-5094-2715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614120-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo apresentar panorama de implantação das Escolas de Educação Escolar Quilombola (EEEQ) na região Nordeste. Três aspectos foram analisados: (a) distribuição das EEEQ por estados da região Nordeste e por classe populacional; (b) identificação da relação entre comunidade quilombola certificada e oferta de EEEQ; (c) análise das matrículas nas EEEQ. Como já detectado em outros trabalhos, informações desencontradas e de baixa confiança produzidas pelo Estado dão continuidade às práticas que negligenciam informações importantes que nos levam à porta de entrada do racismo institucional que persiste na sociedade brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to present an overview of the implantation of Quilombola Schools (EEEQ) in the Northeast Region. Three aspects have been analyzed: (a) distribution of EEEQ by state and populational class in the Northeast region; (b) identification of the relation among communities self-defined as quilombolas, certified by the Palmares Cultural Foundation, and EEEQ offers; (c) analysis of enrolments in EEEQ. As it has been detected in previous studies, conflicting and unreliable information produced by the State foster the continuity of practices that neglect important information and take us to the road of institutionalized racism that lingers in Brazilian society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsThis is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombos - educação-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade-
Título: dc.titleOffer of schools of quilombola school education center in the northeast/BR-
Título: dc.titleOferta de escolas de educação escolar quilombola no nordeste brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.