A relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Fernando Antônio Pinheiro Villar de-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Adriana Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:41:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:41:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/614068-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2010.-
Descrição: dc.descriptionAs especificidades da linguagem do cinema tornam o diálogo artístico-criativo entre o diretor e o ator um fundamento primordial no bom resultado de uma atuação na cena cinematográfica. No cinema nacional observou-se nesta primeira década do século XXI a incorporação de um novo profissional que veio participar desse diálogo, o preparador (a) de atores. Analisando o trabalho desses três profissionais em dois longasmetragens brasileiros – Bicho de sete cabeças (2000) de Laís Bodanzky e O Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz – esta pesquisa visa traçar um olhar sobre esse diálogo e a relação artístico-criativa que se estabeleceu entre atores, diretores e preparadores nesses dois filmes para melhor compreensão do trabalho de direção e atuação no cinema brasileiro contemporâneo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionCinema’s language specificities have transformed the artistic and creative dialogue between director and actor into fundamental grounding for successful performance within a film scene. In the first decade of this century, the Brazilian cinema registered the incorporation of a new professional and participant in this artistic dialogue: the acting coach. By analyzing the work of these professionals in two Brazilian feature-length motion pictures – Lais Bodansky’s Bicho de sete cabeças (2000) and Suely in the Sky (2006) by Karim Aïnouz – this research aims to investigate this dialogue and the artistic-creative relationship which developed amongst the actors, directors and coaches in these two films for a better understanding of directing and acting work in present-day Brazilian cinema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAtores-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectArte e cinema-
Título: dc.titleA relação de troca artístico-criativa entre preparador de atores, ator e diretos em Bicho de Sete Cabeças (2000) de Laís Bodanzky e o Céu de Suely (2006) de Karim Aïnouz-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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