Avaliação de medidas transversais maxilares e de componentes orgânicos da saliva respiradores bucal e nasal na faixa etária de 6 a 14 anos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorToledo, Orlando Ayrton de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, José Márcio Lenzi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:41:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:41:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613800-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2011.-
Descrição: dc.descriptionO diagnóstico do padrão respiratório é de fundamental importância para ser estabelecido um plano de tratamento, principalmente em pacientes jovens que se encontram em período de crescimento e desenvolvimento. Pressões anormais da musculatura oro facial, em pacientes com predominância de respiração bucal, podem propiciar a instalação de maloclusões esqueléticas e dentárias. Foi realizada uma pesquisa em 310 pacientes na faixa etária dos 6 a 14 anos de idade, préinscritos para tratamento ortodôntico no Hospital Militar de Área de Brasília, com a finalidade de encontrar possíveis alterações em medidas transversais superior e inferior dos maxilares, como também em alguns componentes salivares: Ph, fluxo salivar, capacidade tampão e IgA. Não foram observadas diferenças significativas entre as distâncias inter-caninos superior e inferior, inter-molares superior, Ph, fluxo salivar e capacidade tampão entre os dois grupos: 1 pacientes com predominância de respiração nasal e 2 predominância de respiração bucal. Contudo quando comparados os mesmos grupos, foi possível verificar diferenças estatisticamente significativas nos valores de IgA e distância inter-molares na arcada inferior. O grupo 1 apresentou média de 5,5 nos valores de IgA e o grupo 2 média de 11,1. Quanto às médias dos valores inter-molares inferiores foram encontrados os valores de 34,32 mm e de 32,79 mm para os grupos 1 e 2, respectivamente. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe diagnosis of respiratory pattern is of fundamental importance to establish a treatment plan, especially in young patients who are in a period of growth and development. Abnormal pressures oro facial muscles in patients with predominant mouth breathing, can lead to installation of skeletal and dental malocclusion. A search was performed in 310 patients aged 6 to 14 years old, pre-enrolled for orthodontic treatment at the Military Hospital of Brasilia area, in order to find possible changes in cross-cutting measures upper and lower jaws, but also in some salivary components: pH, salivary flow, buffer capacity and IgA. There were no significant differences between the inter-distance upper and lower canines, upper inter-molar, pH, salivary flow and buffering capacity between the two groups: patients with a predominance of nasal breathing and two predominantly mouth breathing. However when comparing the same groups, we observed statistically significant differences in the values of IgA and inter-molar distance in the lower arch. The group presented an average of 5.9 in the amounts of IgA and the group average of 11.72. The mean values of inter-molars were found the values of 34.32 mm and 32.79 mm for groups 1 and 2, respectively.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectRespiração bucal-
Palavras-chave: dc.subjectSaliva-
Palavras-chave: dc.subjectOrtodontia-
Título: dc.titleAvaliação de medidas transversais maxilares e de componentes orgânicos da saliva respiradores bucal e nasal na faixa etária de 6 a 14 anos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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