Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Soraia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:40:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:40:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613550 | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo pretende discutir a natureza da produção gestual na linguagem da dança relacionando a gênesis de processos de criação e as relações estabelecidas entre espírito/consciência e forma do movimento resultante da performance de dança. Para o desenvolvimento deste foram abordadas algumas idéias de teóricos e criadores em dança tais como Helena Katz, Ivaldo Bertazzo, Rosana Van Langendonck, Rolf Gelewsk, assim como o filósofo Henri Bergson. Entre outras, também são analisadas as gênesis das performances de dança No Princípio (2010) e daTritogia poemadançando (2008) de Soraia Silva. ____________________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This article intends to discuss the nature of gestural production in dance as a genesis of the creation process and the relations that can be established between spirit/consciousness and the resulting movement of this in dance-performance. To establish this argument I present some ideas from dance theories and critics such as those developed by Helena Katz, Ivaldo Bertazzo, Rosana Van Langedonck, Rolf Gelewsk and by the philosopher Henri Bergson. Amongst other things, this article shal analyse the genesis os the dance-performance “No principio" (2010) and "Trilogia poemadançando” (2008) by Soraia Silva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Artes - Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora e pela autora para disponibilizar este artigo, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Título: dc.title | A natureza do gesto na performance de dança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: