Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T17:40:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T17:40:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613534 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo busca identificar as estratégias utilizadas por dois pintores italianos, no final do século 19, para a representação da morte do compositor Carlos Gomes, na cidade de Belém, em 1896, e o uso que o Museu de Arte de Belém faz dessa “representação” dentro das narrativas de seu acervo. Para tanto, cabem reflexões sobre os processos narrativos da “pintura histórica” e seu uso documental dentro de uma tradição de ler “uma” história a partir da constituição do mito “gomesiano”. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The aim of the present article is to identify the strategies of two Italian painters from the last years of the Nineteenth Centrury to represent the death of composer Carlos Gomes that took place in Belem city, in 1896. The use of this “representation” by the Art Museum of Belem in the narratives of its collection is also object of study. For that, we reflect about the narrative procedures of the “historical painting” and its documental employ within the context of a tradition of reading “a” story from the establishment of the “gomesian” myth. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Preservação Cultural - Universidade de São Paulo | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista CPC - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15608/17182. Acesso em: 18 jul. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gomes, Carlos, 1836-1896 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação artística | - |
Título: dc.title | “Últimos dias de Carlos Gomes” : do mito “gomesiano” ao “nascimento” de um acervo | - |
Título: dc.title | “The last days of Carlos Gomes” : the “gomesian” myth and the “beginning” of a collection | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: