Análise da evasão dos alunos dos cursos da UnB : um estudo no âmbito da graduação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabello, Andrea Felippe-
Autor(es): dc.creatorChagas, Tiago Medina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:40:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:40:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613526-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA evasão no ensino superior é objeto de estudo há muito tempo e por mais que a literatura seja abrangente sobre o assunto, vale ressaltar que nem toda evasão representa uma desistência do ensino superior. Dessa maneira, o presente estudo aborda, inclusive, a evasão aparente entre os cursos de graduação da Universidade de Brasília - UnB. O objetivo geral foi analisar como a reprovação em disciplinas afetou a evasão e a conclusão dos alunos da UnB no período dentre 2010 à 2019. O método de regressão utilizado foi o Probit, pois a variável dependente é categórica e binária, ou seja, nosso caso foi desligado ou não desligado. Entre os resultados, há evidências que as reprovações ocorridas até os primeiros 2 anos de curso exercem uma grande influência para a desistência do curso entre os recém-ingressados. O SISU possui grande efeito sobre a probabilidade de evasão, mas ao consideramos concomitantemente as reprovações até o segundo ano, não é possível distinguir seu efeito entre alunos com reprovação e sem reprovação. Os resultados do estudo permitiram concluir que a motivação para a desistência do aluno, muitas vezes, pode não ser acadêmica e ocorrem normalmente no começo do curso evidenciando uma evasão voluntária, por exemplo.-
Descrição: dc.descriptionFUB-
Descrição: dc.descriptionThe dropout in higher education has been the subject of study for a long time and although the literature is comprehensive on the subject, it is noteworthy that not every dropout represents a dropout of higher education. Thus, the present study even addresses the apparent dropout among undergraduate courses at the University of Brasília - UnB. The overall objective was to analyze how failure in subjects affected dropout and completion of UnB students in the period from 2010 to 2019. The regression method used was Probit, because the dependent variable is categorical and binary, which in our case was turned off or not turned off. Among the results, there is evidence that failures up to the first 2 years of course have a major influence on dropout of the higher education courses among beginners. SISU has a large effect on the probability of dropping out, but when we consider failures up to the second year at the same time, it is not possible to distinguish its effect between students who fail and not fail. The results of the study led to the conclusion that the motivation for student dropout can often not be academic and usually occur at the beginning of the course showing a voluntary dropout, for example.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de graduação-
Título: dc.titleAnálise da evasão dos alunos dos cursos da UnB : um estudo no âmbito da graduação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.