Dançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Soraia Maria-
Autor(es): dc.creatorPorath, Vancleia Pereira de Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:39:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:39:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613334-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste escrito diz respeito a composição cênico-coreográfica oriunda do encontro entre a Improvisação Estruturada, scores de Anna Halprin, e o Processo Viewpoints. A dissertação foi desenvolvida tomando como experiência o projeto Vestidos & Cartas, desenvolvido entre janeiro e fevereiro de 2012, em Lima (Peru) através de uma Residência Artística patrocinada pelo programa Iberescena. Num primeiro momento o Processo Viewpoints e a Improvisação Estruturada são explorados como aquecimento, preparação corporal. Ao falar sobre preparação corporal problematizo as relações entre aquecimento e composição coreográfica na improvisação, abordando questões como o conceito de corpo enquanto experiência e a relação entre os primeiros exercícios dados e a posterior composição. No decorrer da pesquisa investigo a improvisação enquanto performance, indicando suas raízes nos happenings e experimentos dos artistas da vanguarda norte-americana da década de 60. A questão é discutida tanto historicamente quanto culturalmente findando em relatos sobre as intervenções urbanas realizadas nas ruas de Lima. A investigação segue abordando as relações entre improvisação, memória e composição cênico-coreográfica vivenciadas nas últimas semanas de Residência Artística, neste momento discuto questões como a passagem da improvisação à cena, através de “estímulo-pergunta-resposta” e a união Processo Viewpoints com a Improvisação Estruturada na composição cênico-coreográfica. Neste momento do trabalho os Ciclos RSVP de Lawrence e Anna Halprin se fazem presentes, como guias para se pensar e rever o próprio processo criativo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis writing concerns a scenic-choreographic composition, sprang from the meeting between the Structured Improvisation, Anna Halprin´s Scores, and the Viewpoints Process. This dissertation was developed taking as experience the project Vestidos & Cartas, which occurred between 2012 January and February, in Lima (Perú), on an Artistic Residence sponsored through the Iberescena Program. At a first moment, the Viewpoints Process and the Structured Improvisation are explored as warm up, corporal preparation. When speaking about corporal preparation are to be questioned the relations between warm up and choreographic composition in improvisation, approaching questions such as the concept of body while experience and the relation between the first exercises given and the later composition. In the course of the research I investigate improvisation as performance, pointing out its roots in the sixties happenings and among North-American vanguard artists. The question is debated historically and culturally ending on accounts about the urban interventions occurred throughout Lima´s streets. Investigation follows with an approach on the relations between improvisation, memory and scenic-choreographic composition lived on the last weeks of the Artistic Residence, at this moment I debate questions such as the passage from improvisation to scene, through “stimulus-question-answer” and the union of Viewpoints Process with Structured Improvisation in the scenic-choreographic composition. At this point of the work Lawrence and Anna Halprin´s RSVP cycles are made present as guides to think and review its own creative process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectImprovisação (Representação teatral)-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - técnica-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (arte)-
Título: dc.titleDançando com o peixe vermelho : encontro entre o processo viewpoints e a improvisação estruturada de Anna Halprin na Composição cênico-coreográfica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.