Políticas públicas e esporte educacional : adeus ao atleta na escola?

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Autor(es): dc.contributorAlves, Fernando Mascarenhas-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Edriane Lima do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:39:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:39:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21439-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21439-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613300-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO estudo teve como objetivo geral analisar a experiência do "Programa Atleta na Escola" e suas implicações para a organização da Educação Física escolar em especial, no contexto do Distrito Federal. Trata-se de um programa do Governo Federal criado em 2013 como ação voltada ao Esporte Educacional, cuja operacionalização acende velhos e novos contornos à discussão sobre o modelo de esporte a ser implantado na escola. Sob o ponto de vista metodológico, se caracteriza como uma pesquisa social de caráter quantitativo e qualitativo, valendo-se de dados obtidos através de pesquisa documental, entrevista com gestores do programa, diretores e professores de escolas onde o programa foi implementado e a livre observação da estrutura esportiva escolar. A análise teve como referência os seguintes aspectos: concepção, base conceitual, financiamento e gestão. A pesquisa sugere que o tal programa expressa uma política desarticulada em relação ao conjunto das políticas esportivas, assentada numa concepção tradicional e seletiva de esporte, ou seja, a pirâmide esportiva. Embora tenha buscado se legitimar a partir das pretensões brasileiras de e tornar uma potência esportiva no contexto dos Jogos Rio 2016, o programa foi interrompido por razões econômicas. Os dados obtidos sobre a realização do programa no Distrito Federal revelam que por mais que o discurso oficial tenha incentivado a realização de competições escolares, visando à detecção de talentos, as escolas pesquisadas demonstraram poder refratário em relação aos objetivos do programa, reforçando a organização das aulas com base no projeto pedagógico da Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionThe study aimed to analyze the experience of "Athlete at School Program" and its implications for the organization of school physical education particularly in the context of the Federal District. It is a program of the Federal Government, created in 2013, as facing the educational sports action, whose implementation lights old and new contours to the discussion on the sport model to be applied in school. The methodological approach is characterized as a quantitative and qualitative social research, drawing on data obtained through desk research, interviews with program managers, school principals and teachers where the program was implemented, as well as the free watching of school sports structure. The analysis had reference to the following aspects: design, conceptual basis, financing and management. The research suggests this program expresses a disjointed policy for the whole of sports policies, based on a traditional and selective design of sport, i.e. the sports pyramid. Although it has sought to legitimize from the Brazilian pretensions of becoming a sports power in the context of the Rio 2016 Olimpics, the program was discontinued for economic reasons. The data on the implementation of the program in the Federal District show that while the official discourse has encouraged the holding of school competitions, aimed at detecting talents, schools surveyed showed refractory power in relation to program objectives, strengthening the organization of classes based on the pedagogical project of Physical Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas esportivas-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Atleta na Escola-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titlePolíticas públicas e esporte educacional : adeus ao atleta na escola?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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