Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBrasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sandra Francesca Conte de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Jéssica Emanoeli Moreira da-
Autor(es): dc.creatorGanem, Valérie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42053-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-3988-0784-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0003-0789-7095-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-0605-8452-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-1289-0202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613264-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to show a triangular intervention method in socio-education. Three methodological devices were implemented: a psychological call for individual listening, one for a speech group with adolescents and an intervention in Psychodynamics of Work with socio-educational agents. Listening to adolescents pointed out how violence appears in the relationship between them and adults, between them and peers and in the institutional space. On the other hand, listening to the agents made it possible to situate how violence permeates work situations. The expanded clinic, in the institutional context, allowed a glimpse of the place of violence in the inter-subjective relational dynamics, its psychic impacts and the risks to the subjects’ mental health.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectPlantão psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo de fala com adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectPsicodinâmica do trabalho-
Título: dc.titleDispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos-
Título: dc.titleListening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agents-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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