Educação continuada e trabalho docente no bloco inicial de alfabetização : o caso de uma escola da rede pública do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lúcia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorTolentino, Maria Antônia Honório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:39:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:39:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/613220-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, realizada no ano de 2007, se propôs a investigar como professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal articulam a educação continuada proposta pelo Bloco Inicial de Alfabetização - BIA ao trabalho docente que desenvolvem. O BIA é a proposta do Governo para a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Distrito Federal. A investigação proposta nessa pesquisa demandou analisar concepções de educação continuada que alicerçavam a proposta pedagógica do BIA; analisar como o espaço da coordenação pedagógica, desenvolvida na escola, articulou-se às propostas de educação continuada; e analisar como as professoras articularam as possíveis contribuições desencadeadas pelo processo de educação continuada ao trabalho docente que desenvolveram. Para trabalhar os objetivos foi necessário o uso da abordagem metodológica de cunho qualitativo, com os seguintes procedimentos: observações, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Os eixos orientadores da pesquisa foram: educação continuada, coordenação pedagógica e trabalho docente. Alguns teóricos contribuíram para iluminar as análises, dentre eles, Candau (2003), Zeichner (1993), Freire (1996, 2000), Freitas (1996), Freitas (2002, 2003, 2005), Marin (1995, 1998, 2003, 2005), Vázquez (1977), Pimenta e Anastasiou (2005) e Pimenta e Ghedin (2005). Analisando os dados obtidos na complexidade vivida no campo de pesquisa, foi possível perceber as articulações tecidas. As professoras, por meio da educação continuada, apropriaram-se de referenciais que oportunizaram a organização do trabalho que realizaram em sala de aula e na coordenação pedagógica. A educação continuada proposta pelo BIA instituiu a reflexão coletiva no espaço/tempo da coordenação pedagógica da escola, por meio do grupo de estudo; oportunizando aos professores vivenciarem situações que contribuíram para a organização do trabalho docente. Ao realizar tais atividades, houve a articulação entre trabalho docente, coordenação pedagógica e educação continuada, o que salientou a importância desta como ferramenta para transformar o espaço/tempo da coordenação pedagógica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present research, completed in the year of 2007, aims at investigating how teachers working in the early years of primary education in a state school in Brasilia connect the continued education proposed by BIA (Initial Literacy Block) to their teaching practice. The BIA is the proposal of the government for the implementation of primary education for Nine Years in Distrito Federal. In order to achieve this objective it was necessary to analyze the concepts of continued education adopted by BIA; to examine how the pedagogic coordination developed in the school matched the proposals of continued education; and also how teachers connected the contributions triggered by the process of continued education to their teaching practice. The method chosen was a qualitative analysis through observation, semi-structered interviews and analysis of documents.The main concepts for this study were continued education, pedagogic coordination and teacher practice.Some theorists helped to guide the analysis and among them I would mention Candau (2003), Zeichner (1993), Freire (1996, 2000), Freitas (1996), Freitas (2002, 2003, 2005) Vázquez (1977), Pimenta and Anastasiou (2005) and Pimenta and Ghedin (2005). After analyzing data which had been collected it was possible to see the contributions that teachers’ continued education had made to their teaching practice and also to the pedagogic coordination in the school.The continued education proposed by BIA contributed to the implementation of colective reflective teaching practice of the work done in the classrooms and also in the pedagogic coordination time through a group of study formed by teachers enabling them to experience situations which contributed to the organization of their work and to the integration of teaching practice, pedagogic coordination and teachers’ continued education .Teachers’continued education proved to be an important tool to transform the pedagogic coordination time.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleEducação continuada e trabalho docente no bloco inicial de alfabetização : o caso de uma escola da rede pública do Distrito Federal-
Título: dc.titleContinued education, teacher practice and pedagogic coordination in initial literacy block : the case of a school of public network of the Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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