Tromp l’oeil : uma pesquisa ficcional [em ensino de arte]

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Luisa Günther-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Emílio Caetano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T17:38:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T17:38:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/612918-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.-
Descrição: dc.descriptionTromp l’oeil é uma pesquisa ficcional que explora e reflete sobre o ensino de artes visuais a partir da falsificação de arte. Investiga crenças e verdades que percorrem o campo da arte e do ensino de artes visuais, incluindo aí hierarquias, seleções e distinções de e entre objetos e práticas culturais. Além disso, reflete sobre como essas distinções e hierarquias são inseridos na prática dos professores e cobrados em avaliações que os legitimam. Proposta como uma narrativa ficcional que dialoga com o gênero do romance, a pesquisa propõe e pretende provocar reflexões a partir dos impasses e paradoxos que um professor de artes visuais se depara e que precisa lidar: com a noção de arte verdadeira e arte falsa, com pretensas existências de conteúdos culturais que deveriam ser possuídos por todos em contraste com a multiplicidade de práticas culturais presentes na sociedade, com as múltiplas ideias sobre arte e ensino de artes visuais, com as crenças e as topoi do campo da arte e do ensino de artes visuais e das maneiras e consensos de se construir uma pesquisa em ensino de artes visuais.-
Descrição: dc.descriptionTromp l'oeil is a fictional research that explores and reflects on the teaching of visual arts from the forgery of art. It investigates beliefs and truths that run through the field of art and the teaching of the visual arts, including hierarchies, selections and distinctions of and between cultural objects and practices. In addition, it reflects on how these distinctions and hierarchies are inserted in the practice of teachers and charged in evaluations that legitimize them. Proposed as a fictional narrative that dialogues with the genre of the novel, the research proposes and seeks to provoke reflections from the impasses and paradoxes that a visual arts teacher faces and needs to deal with: the notion of true art and false art, with pretense existences of cultural contents that should be possessed by all in contrast to the multiplicity of cultural practices present in society, with multiple ideas about art and teaching of the visual arts, beliefs and topoi of the field of art and teaching of visual arts and the ways and the consensuses of constructing a research in teaching of visual arts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFalsificação de arte-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas culturais-
Título: dc.titleTromp l’oeil : uma pesquisa ficcional [em ensino de arte]-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.